Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa vacina mais de 500 crianças e adolescentes


Nova Odessa vacina mais de 500 crianças e adolescentes Vacina contra a pólio em Nova Odessa


Imunização continua até 30 de outubro, nas seis unidades básicas de saúde do município


Balanço divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde de Nova Odessa aponta que 502 crianças e adolescentes foram vacinados último sábado (17), no ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Além da famosa gotinha contra a pólio (paralisia infantil), mais de 15 outras vacinas foram disponibilizadas para a atualização de cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.




De acordo com dados da secretaria, 376 crianças de 1 a 4 anos foram imunizadas com a vacina oral contra a pólio. Também foram aplicadas 126 doses de outras vacinas, como pólio intramuscular (para bebês menores de 1 ano), HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), DTP (Difteria, Tétano, Pertussis), Hepatite B (HB recombinante), pneumocócica e ACWY (que protege contra quatro tipos de meningite), que foi incluída recentemente no calendário do SUS (Sistema Único de Saúde).





O ‘Dia D’ ocorreu nas UBS’s (unidades básicas de saúde) do Centro e do Jardim Alvorada, como alternativa a pais e responsáveis que não têm tempo para levar os filhos aos postos de vacinação durante a semana e para chamar a atenção para a importância da imunização. Durante a vacinação, profissionais atuaram nas duas unidades, fiscalizando o uso de máscaras e controlando o fluxo de pessoas para evitar aglomerações.

“A ação muito foi positiva, com movimento nos postos o dia todo. Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a paralisia infantil e outras 18 doenças segue até 30 de outubro. Portanto, quem ainda não imunizou seu filho contra a pólio ou tem alguma vacina pendente pode procurar a unidade básica de saúde mais próxima da sua casa de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. É necessário apresentar a carteira de vacinação, o CPF e o Cartão + Saúde.




A Campanha de Vacinação contra Poliomielite tem como foco crianças menores de 5 anos. Porém, tem estratégias diferentes. O público-alvo da vacina oral, gotinha, são as crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias que já tomaram as três doses de rotina (injeções intramusculares) e deverão tomar a dose extra ou de reforço. No entanto, as crianças que ainda não completaram a rotina podem ser levadas para atualização da carteirinha.

SARAMPO. A imunização ocorre paralelamente à campanha de vacinação contra o sarampo, que começou no dia 15 de julho e foi prorrogada até 30 de outubro. Devem ser vacinadas pessoas com idade entre 1 e 29 anos, que ainda não tenham tomado as duas doses de rotina, previstas no calendário nacional de vacinação, e adultos de 30 a 49 anos.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login