Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre o ex-Reitor da PUC-Campinas Heitor Regina


Morre o ex-Reitor da PUC-Campinas Heitor Regina Ex-reitor da PUC, Heitor Regina aos 88 anos


Ele foi um dos responsáveis pela reestruturação administrativa da Universidade 


Faleceu em Campinas, no Hospital Beneficência Portuguesa, neste 7 de dezembro, Heitor Regina, ex-professor e ex-Reitor da PUC-Campinas entre 1980 e 1985. Ele tinha Mal de Parkinson e morreu em razão de insuficiência respiratória aguda decorrente de AVC. O velório será no Cemitério Flamboyant na terça-feira (8), das 10h às 12h, por conta da pandemia.


 "A Comunidade Universitária sente a perda do Magnífico Ex-Reitor Heitor Regina. Seu reitorado foi marcado por ações importantes para história da Universidade", declarou o Reitor Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior.


O Professor Doutor Heitor Regina foi responsável pela reestruturação administrativa e financeira da Universidade. Ele foi aluno da primeira turma de Direito, em 1951, continuando na Instituição depois como professor e reitor. "Assumi a Reitoria na maior crise que a PUC-Campinas enfrentou, mas, com apoio da comunidade e até do Vaticano, conseguimos transformá-la em uma das maiores do País. Eu não imagino minha vida sem a PUC-Campinas. Desde 1951, a PUC vem me perseguindo, me chamando e eu assumindo as tarefas e funções”, disse em um vídeo de 2016 em comemoração dos 75 anos da Instituição. 


Na gestão de Heitor Regina foram implantadoo Orçamento Programa, com a corresponsabilidade de todas as unidades (cursos, faculdades e institutos, além da administração), alteração estatutária para democratizar a Universidade com a presença, nos colegiados, das representações estudantis e dos funcionários, a proibição de reeleições sucessivas e a criação de departamentos. 


“O Professor Doutor Heitor Reginapor mais de 50 anos, exerceu, com absoluta maestria, a função de docente de Direito Tributário da Faculdade de Direito da PUC-Campinas. A história de nossa Faculdade se confunde com a biografia desse grande homem, a quem prestamos nossa homenagem carinhosa”, disseram os professores Francisco Vicente Rossi e Fabrício Peloia Del'Alamo, diretor e vice-diretor da Faculdade de Direito, respectivamente


Ele nasceu em Bariri (SP), no dia 30 de julho de 1932. É da primeira turma do Curso de Direito da PUC-Campinas (1952 – 1956). Fez mestrado em Direito Econômico e Financeiro pela USP (1987) e doutorado em Direito Tributário pela PUC-SP (1998). Foi secretário da Fazenda da Prefeitura de Campinas de 1970 a 1973 (governo Orestes Quércia). 

A partir de 1968atuou como professor da Faculdade de Direito da PUC-Campinas, onde ministrou as disciplinas de Direito Tributário e Direito Constitucional. Presidiu o Hospital Beneficência Portuguesa de 1995 a 1997. Recebeu da Câmara Municipal de Campinas, em dezembro de 1994, o título de Cidadão Campineiro. Também da Câmara Municipal de Campinas, recebeu, em agosto de 2006, o Diploma de Mérito Jurídico. Foi conselheiro estadual e federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login