Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Mortalidade infantil despenca 32% em 3 anos e Sumaré tem 3º melhor índice da RMC, indica Seade


Mortalidade infantil despenca 32% em 3 anos e Sumaré tem 3º melhor índice da RMC, indica Seade Mortalidade infantil cai 32% em três anos em Sumaré


Refletindo a melhora gradual na qualidade de vida da população e dos índices de acesso ao Saneamento Básico e à Rede Pública de Saúde promovida pela atual gestão municipal, a taxa de mortalidade infantil de Sumaré despencou nos últimos anos e atingiu, em 2015, índice de 6,0 – a terceira melhor marca dentre as 20 cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), atrás apenas de Valinhos, que obteve índice 5,9, e de Holambra, com zero.


É o que aponta o mais recente levantamento divulgado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Para comparação, segundo o estudo oficial, o índice regional de 2015 foi de 9,0, e em todo o Estado de São Paulo, de 10,7 (um dos menores do país).


Já o índice de Sumaré caiu 25% na comparação com o ano imediatamente anterior, 2014 (quando foi de 8,0 bebês menores de 1 ano mortos para cada 1.000 nascidos vivos), 32% na comparação com 2012 (quando a taxa foi de 8,8) e nada menos que 52% na comparação com o primeiro ano do estudo disponível para consulta no site da Seade, 2004 (quando a taxa de mortalidade infantil na cidade foi bem maior, de 12,5).


Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, se a cidade tem hoje um dos melhores indicadores da Região Metropolitana de Campinas é graças às ações estruturantes adotadas pela Prefeitura na Rede de Atenção Básica, onde grande parte da população (até 85%, segundo estimativas da pasta) faz tanto o acompanhamento Pré-Natal quanto o acompanhamento pediátrico dos recém-nascidos, inclusive o preenchimento da Carteirinha de Vacinação.


“Esta queda expressiva na taxa de mortalidade infantil em Sumaré, apontada pela Fundação Seade, reflete as constantes melhorias na infraestrutura de atendimento da Rede Básica de Saúde Municipal durante o nosso governo, incluindo ai a reforma e adequação de quase 20 Unidades de Saúde, a modernização das nossas Salas de Vacina, a constante capacitação de toda a equipe, o incentivo e as campanhas de conscientização sobre o Pré Natal e a importância do aleitamento materno promovidas pela Prefeitura e demais instâncias do SUS na cidade e na região”, lembrou a prefeita Cristina Carrara.


A chefe do Executivo destacou ainda que “a Saúde sempre foi a área prioritária do nosso governo e a que recebeu os maiores investimentos nestes 4 anos de gestão, na média dos 30,3% da arrecadação própria a cada ano. Só em 2016, serão aplicados mais de R$ 125 milhões na Rede Municipal de Saúde com recursos próprios do Município, e mais de R$ 155 milhões no total”.
“Também conta positivamente a melhora da instrução da população, em especial das parturientes, o aumento da abrangência da Atenção Básica nos Serviços de Saúde Pública, o efetivo aumento nas campanhas de conscientização sobre a importância da obediência ao calendário de vacinação, da reidratação oral em caso de diarreia e do aleitamento materno pelo maior tempo possível, entre outras ações”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, José Luiz Crepaldi.


“O trabalho para melhorar ainda mais este quadro é constante, mas as mortes que ainda ocorrem, na maioria das vezes, acabam sendo inevitáveis, por se tratarem geralmente de resultado de problemas congênitos e/ou doenças hereditárias, bem como da famigerada ‘síndrome da morte súbita’”, completou o secretário.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login