Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Hortolândia e Sumaré solicitam ao Estado a retomada de atendimentos pediátricos no HES


Hortolândia e Sumaré solicitam ao Estado a retomada de atendimentos pediátricos no HES Cidades cobram volta do atendimento pediátrico

 
A Prefeitura de Hortolândia está empenhada numa mobilização regional para retomada dos atendimentos de pediatria no HES (Hospital Estadual de Sumaré), suspensos desde a semana passada. O Hospital Estadual é uma das unidades de referência para atendimentos graves de pacientes da região, inclusive de Hortolândia. Nesta terça-feira (12/01), o secretário de Governo de Hortolândia, Carlos Augusto César, o Cafú, e o secretário de Saúde do município, Dênis André José Crupe, participaram de um encontro sobre este assunto, reunião articulada pelo deputado estadual Dirceu Dalben, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.


O encontro teve, ainda, a participação do prefeito de Sumaré, Luiz Dalben; do secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do coordenador de convênios da Unicamp, Luiz Cláudio Martins; e do diretor-superintendente do HES, Maurício Perroud.


 
“Desde a semana passada, o Hospital Estadual não recebe pacientes novos em pediatria e oftalmologia. A unidade é uma referência para municípios como o nosso e, por este motivo, o impacto desta suspensão é negativo, especialmente para os atendimentos pediátricos. O secretário estadual de Saúde explicou a lógica dos cortes orçamentários que resultaram na suspensão destes atendimentos. Porém, ele nos disse que o impacto foi maior do que o esperado. O compromisso assumido foi o de que, ainda nesta quarta-feira (13/01), haverá uma reunião com o DRS-VII (Departamento Regional de Saúde) para entender melhor a situação e tentar reverter a suspensão, pelo menos, dos atendimentos pediátricos”, destacou Crupe.



Hortolândia conta com o Hospital Municipal Mário Covas na cidade, que atende casos de baixa e média complexidade em diversas especialidades, além de realizar cirurgias de pequeno porte. No entanto, os casos mais graves que chegam ao Hospital Municipal e às UPAS-24h (Unidades de Pronto Atendimento) são direcionados aos hospitais de referência na região, como o HES e o HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp, que têm recursos para atendimentos complexos. Isso acontece com todos os municípios, pois são atendidos por uma central única de regulação de vagas, a CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Com a suspensão dos atendimentos pediátricos e oftalmológicos no Hospital Estadual de Sumaré, a CROSS fica com opções restritas de unidades de referência para envio dos pacientes graves.



“Sabemos dos desafios enfrentados pelo Estado em relação ao sistema de saúde, situação agravada pela alta nos casos de COVID-19 nas últimas semanas. No entanto, as cidades também enfrentam estes mesmos desafios, contudo, sem contar com a mesma estrutura para assistência de casos complexos. Por isso, precisamos de uma resposta positiva do governo do Estado, com a retomada especialmente dos atendimentos em pediatria no Hospital Estadual de Sumaré”, enfatizou o secretário municipal de Saúde de Hortolândia.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login