Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Pesquisa de Mestrado contribui em temática de coleção infantojuvenil


 Pesquisa de Mestrado contribui em temática de coleção infantojuvenil Livro será lançado no dia 20 de janeiro


Primeiro livro, “O menino Rafael - há tempo para tudo”, será lançado no dia 20
 
“Como vou dar conta de todas as lições e ainda brincar?”. A pergunta que inquieta Rafael, um garoto de oito anos, motiva a história do livro “O menino Rafael - há tempo para tudo”, escrito por Ana Lucia P. de Camargo, publicado pela Editora Adonis e que será lançado na quarta-feira (20), às 19 horas, por meio de uma live (youtube.com/editoraadonis). O trabalho integra a “Coleção Três Meninos” que ainda conta com mais duas publicações, todas ilustradas por Paulo R. Masserani e que serão lançadas em breve.



Por meio da literatura infantojuvenil e da contribuição da pesquisa que a autora realizou no Mestrado em Educação, a coleção visa ajudar os pais a darem condições aos filhos de construírem estruturas infralógicas, que tratam das noções de espaço, tempo e causa e que são adquiridas em brincadeiras e experiências com o mundo real, através dos meios físico e social.



“Na pesquisa, foi possível perceber que existe um atraso significativo nessas noções que são importantes também no processo de aquisição das noções lógicas elementares. Por exemplo, a noção de espaço vai se transformar em noção de medida, de perspectiva e de reta”, revela Ana Lucia. “Muitas vezes, as crianças não têm a oportunidade de brincar porque são sobrecarregadas com atividades da escola ou mesmo porque possuem muitas atividades extracurriculares que determinam uma rotina fechada”, alerta.



O trabalho mostra a importância da criança poder participar do planejamento de sua rotina, junto aos pais. “Não significa deixar ela fazer o que quer. É ajudá-la a se organizar e permitir que ela escolha o que vai fazer primeiro, considerando que há atividades que são fixas, sejam da escola ou mesmo de casa”, explica a escritora.



A “Coleção Três Meninos” possui mais dois títulos que ainda serão lançados: “O menino Felipe - Cadê tempo?”, que conta a história de um garoto que possui uma rotina que o impede de brincar, e “O menino Arthur - Tempo para brincar”, publicação sobre um garoto que utiliza de forma excessiva aparelhos eletrônicos, como o videogame. Os livros acompanham suplementos destinados aos pais e apresentam atividades que podem ser trabalhadas em família.
 
Sobre a autora
Pedagoga e especialista em relações interpessoais, Ana Lucia P. de Camargo possui Mestrado em Educação pela Unicamp, onde está concluindo Doutorado na mesma área.
 
Serviço: Lançamento do livro “O menino Rafael - há tempo para tudo”
20 de janeiro, às 19 horas
youtube.com/editoraadonis




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login