Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Nova Odessa recebe veículo para incrementar Turismo da cidade


Prefeitura de Nova Odessa recebe veículo para incrementar Turismo da cidade Veículo Spin doado ao município



Prefeito Leitinho fez a entrega simbólica das chaves à equipe da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo




O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, Leitinho (PSD), fez na segunda-feira (18/01) a entrega simbólica das chaves de um novo veículo para uso da equipe da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo. A minivan Chevrolet modelo Spin zero quilômetro será dedicada às atividades de fomento ao Turismo da cidade, e foi adquirida, junto a outros equipamentos, com recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), através do Projeto de “Reequipamento dos Centros Municipais de Atendimento ao Turista da RMC”, da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).


Além da Spin de sete lugares, o “pacote” inclui um computador e 3 mil flyers (panfletos) de divulgação para o Setor de Turismo na cidade, que opera junto ao Setor de Cultura da Secretaria Municipal. Os materiais ficarão na Biblioteca Municipal Professor Antônio Fernandes Gonçalves, que fica no Centro Cultural Herman Jankovitz, no Centro da cidade, e é onde funciona o Espaço Cultura, que também é referência na assistência ao turista que passa pela cidade. O investimento viabilizado pelo convênio foi de R$ 100 mil.




Participaram o chefe de Gabinete da atual gestão, Coronel Carlos Fanti, o atual diretor de Cultura, Carlos Eduardo Pinotti Junior, o Cadu, e o ex-diretor, Cícero Edno – convidado pelo prefeito por ter cuidado da tramitação do convênio. “Agradeço o Cícero pelo seu trabalho em prol do setor. Este veículo será muito importante para fomentarmos o Turismo na nossa cidade, que é uma área que tem muito potencial para gerar empregos e renda em Nova Odessa”, afirmou o chefe do Executivo.


Segundo manual da Agemcamp, a proposta do projeto é “permitir o desenvolvimento do Setor Turístico na RMC (Região Metropolitana de Campinas), por meio do Reequipamento dos Centros Municipais de Atendimento ao Turista da RMC, uma vez que o Setor melhora a qualidade de vida e renda dos cidadãos, principalmente quando são realizados investimentos em infraestrutura, transporte, meio ambiente, lazer, segurança, saúde e educação pelos poderes Públicos e Privados”.




Dessa maneira, ressalta-se o grande interesse público pelo desenvolvimento do Setor na Região Metropolitana de Campinas, o que se deve principalmente ao alto nível de empregabilidade, bem como da necessidade constante de investimentos a curto, médio e logo prazo”, explica a Agência em seu material.



BEM VIVER



A Região Turística Bem Viver, na qual Nova Odessa está inserida, ganhou em novembro de 2020 um Plano Diretor Regional de Turismo. A elaboração do Plano teve duração de dois anos e foi desenvolvido pelos técnicos dos órgãos municipais de Turismo de cada cidade, em parceria com o Senac Americana.


A Região Turística Bem Viver é composta pelas cidades de Nova Odessa, Sumaré, Americana, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, que somam uma população de 2.184.752 pessoas segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).




O Plano Regional surgiu da necessidade de os municípios envolvidos no Mapa do Turismo Brasileiro (de 2017, atualizado e 2019) diagnosticarem sua vocação turística e levantar seus produtos e potenciais turísticos, elaborar diretrizes e planos de ação a curto, médio e longo prazo para promover o desenvolvimento no Turismo de Tecnologia e de Negócios, além do Turismo Cultural, Ecológico, Ferroviário e Rural, entre outros.


Rotas turísticas foram criadas voltadas ao Turismo Rural, Turismo de Pesca, Turismo Cultural, Ecológico e Trilhas, Turismo Tecnológico e de Negócios. De toda forma, os atrativos indicados nas rotas poderão sofrer atualizações no decorrer da execução do plano.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login