Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Centro Infantil Boldrini encerra 8ª edição do PEOp


Centro Infantil Boldrini encerra 8ª edição do PEOp As alunas Ana Rafale Monte, Heloisa Prado e Ana Raquel Whitaker apresentam seu projeto


Programa de Educação em Oncohematologia Pediátrica é realizado anualmente no período de férias, em tempo integral, por seis semanas, antes do início do ano letivo pelo Centro Boldrini; Visa inserir estudantes de graduação na área de saúde e iniciação científica

O Centro Infantil Boldrini encerrou nesta manhã, 12 de fevereiro, a 8ª edição do Programa de Educação em Oncohematologia Pediátrica (PEOp). Ao todo, 32 alunos tiveram aulas teóricas e práticas, conhecendo projetos nas áreas de Hematologia, Biologia Molecular, Genética, Imunoengenharia, Serviço de Imagem, Epidemiologia, Saúde Mental e Odontologia.


“O objetivo primário do programa é encorajar os estudantes universitários a iniciarem uma carreira de pesquisa em onco-hematologia pediátrica”, ressalta a Dra. Silvia Brandalise, presidente do Centro Infantil Boldrini.

O programa oferece aos graduandos a possibilidade de desenvolver na prática o que aprendem dentro da sala de aula. O estágio acontece no período de férias, durante seis semanas e, no final, cada estudante apresenta um projeto que poderá ser desenvolvido em parceria com a faculdade de origem e pesquisadores do Centro de Pesquisas Boldrini. Os trabalhos de pesquisas devem estar vinculados às áreas que os alunos estagiaram.

Caroline Almeida, uma das participantes do PEOp desenvolveu um trabalho sobre a rotina do laboratório de citogenética

(Clique na imagem para baixá-la em alta resolução)

Uma das participantes do PEOp deste ano, Valentina Beltrame, foi paciente do Centro Infantil Boldrini. A aluna de Ciências Biológicas da USP conheceu a iniciativa em 2019, quando fez uma visita guiada ao Centro de Pesquisas. “O projeto que desenvolvo é na área de biologia molecular. Aprendi sobre a utilização de técnicas de edição de genoma como CRISPR, para estudar mecanismos pelos quais os genes são alterados na leucemia linfóide aguda”, relata.


O que motivou Valentina a participar do PEOp foi o próprio câncer que tratou dos 2 aos 5 anos no Boldrini, quando foi diagnosticada com leucemia linfóide aguda. “Quando eu soube da inauguração do Centro de Pesquisa Boldrini, eu quis vir novamente para cá e poder pesquisar, me aprofundar, no estudo da complexidade do câncer. Ver as formas como os próprios pesquisadores encontram para descobrir novas formas de combatê-lo”, explica.

Eric de Santana Ferreira, que cursa medicina na Universidade Federal de Pernambuco, conta que soube do estágio através de uma professora do Hospital de Clínicas de Recife, que comentou sobre o trabalho da Dra. Sílvia Brandalise  aqui em Campinas. O que motivou Eric a aceitar o estágio do PEOp tão longe de casa, e dedicar a sua carreira à hematologia pediátrica, foi o linfoma de Hodgkin que tratou aos 15 anos de idade. “O diagnóstico de câncer me transformou. Depois de curado, o propósito que encontrei é trazer uma mensagem de esperança para as famílias. Quando eu diagnosticar, quero dizer que é possível vencer o câncer”. O estudante ressalta que o Boldrini dá às crianças uma oportunidade depois do câncer e esse é o outro motivo que o incentivou a participar do Programa.


O PEOp é oferecido anualmente pelo Centro Infantil Boldrini durante as férias de final do ano, se estendendo até o início do ano letivo. Os estudantes são selecionados por meio da análise curricular, histórico escolar e carta de recomendação de um docente. Em 2020 foram 100 inscritos  e 37 aprovados. Os interessados podem se inscrever através do portal do Boldrini, que inicia o projeto no final do ano, quando o link é disponibilizado.

Sobre o Centro Infantil Boldrini
 
Centro Infantil Boldrini − maior hospital especializado na América Latina, localizado em Campinas, que há 42 anos atua no cuidado a crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue. Atualmente, o Boldrini trata cerca de 10 mil pacientes de diversas cidades brasileiras e alguns de países da América Latina, a maioria (80%) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos centros mais avançados do país, o Boldrini reúne alta tecnologia em diagnóstico e tratamento clínico especializado, comparáveis ao Primeiro Mundo, disponibilidade de leitos e atendimento humanitário às crianças portadoras dessas doenças. www.boldrini.org.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login