Saúde de Americana inicia aplicação da segunda dose

Por Roberto 15/02/2021 - 19:07 hs

Saúde de Americana inicia aplicação da segunda dose
Americana começa a aplicar 2ª dose da vacina


Nesta segunda-feira (15) a Secretaria de Saúde de Americana iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid ao público-alvo contemplado na primeira fase da campanha. Os primeiros a serem revacinados foram os profissionais de saúde que atuam na linha de frente nos hospitais do município, bem como profissionais da rede básica de saúde, também considerados elegíveis para a primeira fase.



 

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até as 16h havia totalizado 329 doses aplicadas pela segunda vez. O setor explicou que gradativamente a segunda dose vai avançar na população-alvo, de acordo com o período em que cada indivíduo foi vacinado. Para a vacina CoronaVac o intervalo para a segunda dose é de 21 a 28 dias, já a vacina de Oxford-AstraZeneca, o prazo é de 12 semanas.


 

Até sábado, quando a Secretaria organizou um esquema de vacinação para profissionais de saúde em duas unidades básicas, os técnicos conseguiram vacinar 8.283 pessoas na primeira dose, entre idosos acima de 85 anos, profissionais de saúde e idoso institucionalizados.



 

Profissionais de saúde


Depois de ter vacinado 890 profissionais de saúde no último sábado, a Vigilância Epidemiológica suspendeu a vacinação para esse público-alvo. O objetivo da suspensão é rever quantos profissionais ainda restam para ser vacinados, bem como a relação com o quantitativo de doses existente. A partir daí, a Secretaria de Saúde irá rever a estratégia para esse grupo e fazer uma nova chamada ainda esta semana.