Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dom Devair preside missa de quarta-feira de Cinzas na Catedral


Dom Devair preside missa de quarta-feira de Cinzas na Catedral Bispo diocesano Dom Devair preside missa de quarta-feira de Cinzas

O bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca presidirá missa de início da Quaresma na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, às 19h, com rito da bênção e imposição das Cinzas, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. Devido à pandemia da Covid-19, a participação dos fiéis será limitada e a missa terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da diocese (YouTube e Facebook). Este ano, Dom Devair estendeu a imposição das cinzas nas missas e celebrações da quinta e sexta-feira depois das Cinzas em todas as paróquias da diocese.



É na Quarta-feira de Cinzas que tem início o Tempo Quaresmal. É um tempo santo em que somos convidados à oração, ao jejum e à esmola, para nos exercitarmos no amor a Deus e ao próximo, vivendo o espírito de conversão que o Evangelho nos propõe. Tempo de oração, meditação, penitência e caridade, convidando todos à conversão. É um período de 40 dias em preparação à Páscoa. A Quaresma tem início na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a véspera da Quinta-feira da Semana Santa. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 28 de março a 3 de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado) e a Ressurreição do Senhor Jesus na Vigília Pascal e no domingo de Páscoa.



Este também é o tempo forte da Campanha da Fraternidade, que ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Tendo como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”, e lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2.14a), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 será lançada oficialmente na quarta-feira de Cinzas e prossegue durante todo ano. Neste ano, como acontece a cada cinco anos, a campanha é ecumênica. Isso significa que o texto base, que contém o estudo do tema, foi elaborado de forma conjunta entre a CNBB e o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil). O objetivo geral da CFE 2021 é através do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, inspirados e inspiradas no amor de Cristo, convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual. 


De acordo com o bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, a Campanha sempre tem um conteúdo que se volta para a fraternidade e suscita uma atitude de conversão. Nesse ano o lema que é inspirado na carta de São Paulo aos Efésios parte da afirmação de fé, que Cristo é nossa paz e que ele promove a unidade. A partir disso a CF leva a uma reflexão sobre como vivemos e trabalhando pela paz e unidade, superando as desigualdades e problemas sociais. “Mas é preciso ressaltar que o tempo quaresmal, por si só, já é um convite à conversão que vem pela escuta da Palavra de Deus”, lembra o bispo.

Na Diocese de Piracicaba, na medida do possível e respeitando as normas sanitárias, cada comunidade deverá preparar suas atividades para o período quaresmal, que inclui a confissão e as práticas de piedade, como a via sacra.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login