Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Vídeo produzido pelo CEDOC da Fundação Romi traz exposição virtual com fotos de Augusto Strazdin


Vídeo produzido pelo CEDOC da Fundação Romi  traz exposição virtual com fotos de Augusto Strazdin Vídeo mostra imagens históricas de Augusto Strazdin

PROJETO IMAGENS REVELADAS. TESOUROS ESCONDIDOS.

O Centro de Documentação Histórica - CEDOC da Fundação Romi está executando, desde dezembro de 2019, o projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, a partir do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin (1900-1986), o qual durante décadas o cotidiano da cidade através de suas lentes, os acontecimentos políticos, sociais e esportivos de Santa Bárbara d’Oeste. A partir desse acervo estão sendo realizadas ações educativas e de fomento, envolvendo profissionais especializados da área de memória, escolares e a comunidade regional.

O projeto,  que é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, com o patrocínio da Indústrias Romi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem encerramento previsto para agosto de 2021, visa a fomentar novas formas de valorizar os acervos documentais como fonte de conhecimento, através de ações de preservação e educativas, in loco e extramuros, permitindo o acesso à história revelada, diminuindo assim, o distanciamento do público em relação ao acervo do CEDOC da Fundação Romi. Uma destas ações é o vídeo que traz interatividade, no formato de exposição virtual, que pode ser visto nas mídias sociais do CEDOC da Fundação Romi e canal do Youtube da Fundação Romi.

Durante o período de execução do “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”, em fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19, aconteceu no CEDOC o curso de “Conservação de chapas em vidro e filmes fotográficos” ministrada pelo conservador Leandro Melo onde 15 profissionais que atuam em arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória da região foram capacitados para o diagnóstico, o planejamento e a execução de ações de conservação de acervos de chapas em vidro e filmes fotográficos “A formação e a oficina que fizeram parte do curso habilitou a equipe técnica do CEDOC a dar o tratamento adequado para os negativos de vidro e flexíveis que fazem parte do nosso acervo”, pontua a coordenadora do Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza.

 

Em outubro de 2020, a equipe técnica do CEDOC terminou o trabalho de higienização, acondicionamento e digitalização de 498 chapas de vidro, e em abril de 2021 serão concluídos os trabalhos técnicos de preservação e difusão dos negativos flexíveis de suporte plástico que somam mais de mil chapas. Todo esse acervo está disponível para pesquisa no banco de dados do CEDOC cdoc.fundacaoromi.org.br.

A partir da próxima segunda-feira, dia 12 abril de 2021, o público poderá conferir mais uma ação do projeto “Imagens Reveladas. Tesouros Escondidos”. Trata-se de uma mostra fotográfica extramuros do acervo do fotógrafo Augusto Strazdin que está preservado no CEDOC da Fundação Romi. Quem transitar de carro, moto ou a pé, poderá conferir a exposição, que estará em local aberto, na Avenida João Ometto, nas grades da sede da Fundação Romi, entrada do CEDOC.  “Composta por 10 painéis com imagens da década de 1940 e 1950 que fará o visitante fazer uma viagem no tempo com os desfiles cívicos do ano de 1950. Outras pessoas irão reconhecer os locais, prédios fotografados por Strazdin que sobreviveram ao tempo como a Igreja Matriz Santa Bárbara, a ETA 1, a Escola Estadual Comendador Américo Emílio Romi, a Fundação Romi, entre outros”, explica a coordenadora do CEDOC da Fundação Romi Sandra Edilene de Souza Barboza. 

Sobre o CEDOC

O Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi é um espaço vivo de preservação da história, que além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d'Oeste e região, atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o CEDOC realiza o projeto de Educação Patrimonial para crianças e adolescentes, realiza o Processamento Técnico de todos os documentos recebidos e ainda recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação. O CEDOC está localizado na Avenida João Ometto, 200, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1558. www.fundacaoromi.org.br/cedoc.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login