Seja bem vindo
Santa Bárbara,28/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Educação de Nova Odessa prevê volta parcial das aulas presenciais para maio


Educação de Nova Odessa prevê volta parcial das aulas presenciais para maio Volta às aulas presenciais em Nova Odessa prevista para maio



A Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa publica nesta quarta-feira (14/04) uma nova resolução prevendo para o dia 03 de maio a retomada parcial das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. A data prevista leva em consideração a evolução da pandemia de Covid-19 e as fases e regras do Plano São Paulo, incluindo a autorização do Estado para a retomada do Ensino híbrido, ou seja, com parte dos alunos presentes em sala.


A retomada gradual vai seguir todos os protocolos sanitários e de segurança. Pelas regras do Plano, se fosse hoje, seriam permitidos 35% dos alunos em sala por dia, alternadamente. A pasta iniciou no último dia 10 de fevereiro as aulas virtuais do ano letivo 2021, através de ferramentas de Ensino à Distância e incluindo a entrega de material didático e de apoio nas escolas.




A resolução assinada pelo secretário José Jorge Teixeira leva em conta as medidas indicadas pela Organização Mundial de Saúde para conter a pandemia da Covid-19, a “necessidade de adequação do trabalho docente, de modo a preservar a saúde dos alunos e de todos os profissionais” e “o dever da escola em manter o vínculo com os alunos, por meio do oferecimento de atividades planejadas e disponibilizadas por seus professores”.


O texto também mantém em caráter excepcional o funcionamento das unidades escolares para atendimento ao público externo das 8h às 17h, para o recebimento de mercadorias e atividades de planejamento do ano letivo, “quando estritamente necessárias”.


Os diretores deverão organizar a escala de atendimento, com revezamento das equipes escolares, optando por comparecimento em dias alternados e reduzindo a circulação nas escolas. (Até maio) os profissionais cumprirão sua jornada remotamente, mantendo o trabalho pedagógico já iniciado em 10 de fevereiro”, reforça a resolução.


Os coordenadores pedagógicos devem manter de modo remoto, semanalmente, o contato com os professores e educadores de desenvolvimento infantil sob sua responsabilidade, “verificando o andamento do trabalho pedagógico”. Já os conselhos de classe e as reuniões de pais previstos no calendário escolar para os dias 29 e 30 de abril serão reprogramadas para o final do semestre. “As escolas receberão mais informações sobre essas mudanças ao logo do mês, por meio das equipes pedagógicas e das diretorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental”, salientou o secretário.




AFETO



Na retomada das aulas presenciais, provavelmente a partir de 03 de maio (a depender apenas da classificação da cidade no Plano São Paulo no momento), será adotado um “Protocolo Afetivo”. “O ano letivo de 2021 já começou, e a Secretaria está tomando todos os cuidados sanitários e de aquisição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os professores e servidores que atuam nas escolas da Rede Municipal. Estamos também tomando os devidos cuidados no que diz respeito ao acolhimento, ao cuidado e o ‘saber escutar’ os anseios e dúvidas dos nossos estudantes. Por isso, criamos o Protocolo Afetivo, trabalhado junto aos nossos docentes, garantindo um retorno com o menor número de traumas possíveis”, explicou José Jorge Teixeira.


Segundo ele, quando as aulas presenciais retornarem, além da necessidade do uso de máscaras e higienização das mãos, outras mudanças serão incorporadas à rotina escolar, e a adoção de atividades de cunho socioeducativo e de acolhimento vão se tornar mais frequentes no dia a dia.




A cidade está em situação de emergência em razão da pandemia do novo coronavírus desde 19 de março de 2020. A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando desde o início do ano com uma previsão para a volta as aulas presenciais no dia 08 de março, com escalonamento de estudantes em grupos e dias alternados e horários reduzidos.


A Rede Municipal novaodessense, mantida pela Prefeitura, possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental I, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio e atende a cerca de 5,6 mil alunos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login