Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa é 1ª da RMC em ranking de Transparência Pública da CGU


Nova Odessa é 1ª da RMC em ranking de Transparência Pública da CGU Vista aérea da Prefeitura de Nova Odessa


A Prefeitura de Nova Odessa aparece em 1º lugar dentre as 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de campinas) no ranking das gestões municipais mais transparentes. A cidade aparece ainda na 29ª colocação do Brasil, entre 665 municípios avaliados pela 2ª edição da EBT (Escala Brasil Transparente) – Avaliação 360º, realizadas pela CGU (Controladoria Geral da União).


No Estado de São Paulo, apenas Sorocaba (20ª) e Limeira (27ª) aparecem à frente. Nova Odessa obteve nota 9,71, bem acima da média das prefeituras avaliadas no país, que foi de 6,85. O Portal da Transparência da Prefeitura de Nova Odessa está disponível em http://smarportal.novaodessa.sp.gov.br:3001/.




A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º, houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). Nesta avaliação, foram incorporados aspectos da transparência ativa, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras”, explicou a Controladoria da União.


Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende “aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação”.




A EBT – Avaliação 360º é composta de dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa e outro para os quesitos de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). Ao todo, foram avaliados 691 entes. Apenas oito prefeituras obtiveram nota 10. Saiba mais em https://mbt.cgu.gov.br/publico/home.


Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. A avaliação da transparência passiva ocorreu no intervalo de junho a setembro de 2020. Os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020.


Segundo Leandro Cesar de Almeida Pupo e Mileid Aparecida de Camargo, da equipe de Controle Interno da PMNO, a Prefeitura deu início recentemente a uma completa reestruturação em seu Portal de Transparência e Acesso à Informação, “cujos esforços foram reconhecidos no dia 15/03/21 com a divulgação do resultado da 2ª edição da EBT – Avaliação 360º, pela CGU”.




O Município de Nova Odessa recebeu nota 9,71 numa escala de 0 a 10, o que representa um excelente nível de cumprimento aos dispositivos da Lei de Acesso à Informação – Lei nº 12.527/2011. Ocupando a 29ª posição no ranking entre os 665 municípios brasileiros avaliados, ficamos à frente da maioria dos municípios da RMC, fomentando ainda mais nosso objetivo de melhoria continua na área. Atualmente, estamos trabalhando na elaboração da Carta de Serviços aos Usuários, que em breve será divulgada em nosso portal e constituirá mais uma importante ferramenta de acesso à informação”, comentou a equipe.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login