Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Linfoterapia em pacientes internados em UTI poderia evitar complicações pulmonares por Covid-19, afirma bioengenheiro


Linfoterapia em pacientes internados em UTI poderia evitar complicações pulmonares por Covid-19, afirma bioengenheiro Linfoterapia poderia ajudar na recuperação de pacientes em UTI (Foto: FCV)


O especialista Daniel Zucchi fala de um projeto inédito de levar a técnica a pacientes em um hospital do Rio de Janeiro

 

A formação de coágulos sanguíneos está entre as principais causas de complicações ocasionadas pela Covid-19. Além da ingestão de medicamentos anticoagulantes receitados pelos médicos em pacientes internados em UTI, a aplicação da Linfoterapia preventiva (drenagem linfática) associada a aparelhos que façam o sangue circular, seria uma indicação extremamente eficaz para evitar a formação de trombos.


O bioengenheiro e fisioterapeuta especializado em Linfoterapia, Daniel Zucchi, adverte que a técnica terapêutica poderia evitar muitas complicações pulmonares. Os trombos, quando formados, entopem as artérias e bloqueiam a entrada de ar nos pulmões

“O anticoagulante é ministrado em pacientes graves no hospital para evitar que o trombo se instale. No entanto, depois que o trombo se forma e se instala no pulmão, o quadro é agravado, mesmo com a ingestão de remédios trombolíticos. A Linfoterapia é uma técnica indicada para ajudar, em parceria com os anticoagulantes, a não formação de coágulos”, defende ele. De acordo com Zucchi, os óbitos proporcionados pelo coronavírus, podem também ter relação com a formação de trombos.


Além da aplicação da técnica de Linfoterapia, que promove a melhoria na circulação sanguínea - uma vez que o sangue parado, coagula-, a bota de compressão pneumática, aparelho que é calçado no pé para promover a  melhoria na circulação sanguínea do organismo, é bem recomendada.

“A aplicação de Linfoterapia em hospitais é um avanço. Temos um grupo de pesquisa que está negociando a aplicação da técnica, em pacientes internados na UTI, dentro de um hospital do Rio de Janeiro”, concluiu.


Daniel Zucchi

O fisioterapeuta e mestre em Bioengenharia pela Escola de Engenharia da USP - São Carlos, Daniel Zucchi, especializou-se em Drenagem Linfática - foi pesquisador do tema durante oito anos na Escola Internacional de Terapia Linfática da Clínica Godoy-, com sede em São José do Rio Preto, interior de São Paulo (SP).

Na Escola de Engenharia da USP - São Carlos realizou pesquisas sobre cicatrização de feridas crônicas e efeito do laser em cultura de bactérias. 

Com diversos artigos publicados no Brasil e no exterior, Zucchi é docente universitário, há mais de dez anos, coordenando aulas em cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Nutrição. 

Atualmente, é coordenador científico do Instituto Daniel Zucchi de Estética Avançada, único centro de referência em Linfoterapia Estética do Brasil e coordenador de pós-graduação em Linfoterapia pelo CTA – Centro de Treinamento em Anatomia.

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login