Moradores cobram Prefeitura para liberação da ponte São Joaquim / Jardim Batagin

Por Roberto 03/05/2021 - 19:58 hs

Moradores cobram Prefeitura para liberação da ponte São Joaquim / Jardim Batagin
Obra da ponte está concluída há tempo, mas segue interditada

Moradores cobram da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste a liberação imediata da ponte que liga os bairros Jardim Batagin e São Joaquim, sobre o Ribeirão dos Toledos. A obra de arte está pronta há vários meses e continua interditada ao tráfego de veículos, sem qualquer explicação do poder público.


A ponte de concreto – antes havia uma de madeira no local – foi construída entre as ruas Elias Fausto e Alexandre Herculano e Avenida Rafard. O investimento foi de R$ 2,3 milhões, com recursos provenientes de um acordo judicial, firmado entre o município, a empresa Cosan e o Gaema (Grupo de Atuação Especial da Proteção ao Meio Ambiente) do Ministério Público – como contrapartida por uso irregular de áreas de preservação permanente e de reservas legais. 


Desde que a ponte ficou pronta, há alguns meses, a Prefeitura instalou estrutura de concreto nas cabeceiras impedindo o trânsito de veículos, permitindo apenas a circulação de bicicletas e motocicletas no local. Os veículos são obrigados a dar uma volta grande para acessarem o local.


“Foi mais fácil construir a obra do que inaugurar a ponte”, reclamou um morador do bairro Jardim Batagin.