Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Distribuição do Almanaque do Rio Branco começa dia 10


Distribuição do Almanaque do Rio Branco começa dia 10 Almanaque conta a trajetória do Rio Branco de Americana


Cadastro on-line estará aberto a partir de quinta-feira (6)

 

O livro “Almanaque do Rio Branco – O Embaixador de Americana” começará a ser distribuído gratuitamente, na Biblioteca de Americana, a partir da semana que vem, mediante o preenchimento de um formulário on-line que estará disponível a partir de quinta-feira (6).




Os interessados em ter um exemplar devem acessar o link http://bit.ly/almanaquedoriobranco, a partir do dia 6 de maio, preenchendo nome completo, e-mail, CPF, endereço e número do celular, recebendo em seguida um e-mail de confirmação do preenchimento. Com o documento original do CPF informado no formulário, a pessoa retira um exemplar do livro na biblioteca entre os dias 10 e 21 de maio, ou até se esgotarem os 500 exemplares disponíveis.


A retirada dos livros ocorrerá exclusivamente na Biblioteca Municipal de Americana, nas datas indicadas. A quantidade de exemplares é limitada e eles serão entregues por ordem de retirada na biblioteca – por isso, o preenchimento do formulário on-line não garante a entrega do livro, o que está condicionado à disponibilidade de estoque. A biblioteca fica na Praça Comendador Müller, 172, no Centro. O horário de atendimento ao público é das 11h às 16h, de segunda a sexta-feira.




“Rio Branco - O Embaixador de Americana” é um projeto cultural realizado por meio do Programa de Ação Cultural - ProAC-SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, com produção cultural da 3marias. O patrocínio é dos Supermercados São Vicente, que por anos estampou sua marca na camisa do Rio Branco.


O almanaque, de autoria de Claudio Gioria, é um livro de capa dura, com 576 páginas, que cumpre a sua função de almanaque, mas sem deixar de detalhar a história do clube desde antes da fundação, em 1913, com a introdução do esporte na ainda Villa Americana, então um distrito do município de Campinas.


O almanaque começa contando a história do clube, com cerca de 280 fotos em páginas coloridas. A partir de 1979, quando o Tigre voltou ao futebol depois de um hiato de 20 anos, essa história é contada ano a ano. A primeira parte do livro é encerrada com a história detalhada da construção do Riobrancão, que ganhou o nome de Décio Vitta em 1986.




A seção almanaque começa com o “Jogo a Jogo”, com as fichas técnicas de pouco mais de 2.100 jogos do Rio Branco, curiosidades de diversas partidas e as classificações de cada fase de campeonatos disputados pelo Tigre. E tem sequência com o “Quem é Quem”, que reúne biografias – acompanhadas do número de jogos, gols, vitórias, empates e derrotas – de cada um dos 1.637 jogadores que vestiram a camisa do clube e dos 108 treinadores que já comandaram o time, com 1.321 fotos de jogadores e 96 de técnicos.


O livro traz ainda as escalações do Rio Branco em todos os jogos que o clube disputou na Copa São Paulo de Juniores, os números contra todos os adversários ao longo da história e uma série de curiosidades na seção tira-teima, encerrada com a lista de todos os presidentes e a evolução do escudo do clube. Nos anexos, todos os jogos da curta história do Americana Esporte Clube, que se fundiu com o Rio Branco em 1979.


O Almanaque do Rio Branco completa um projeto de preservação da história do clube que teve início com o documentário “Tigre de Americana, Uma Paixão Centenária”, lançado em 2016, com direção de Luciana Teixeira, também realizado por meio do ProAC-SP e com patrocínio dos Supermercados São Vicente. Desde o início deste ano, o filme está disponível no https://hotm.art/FilmeTigredeAmericana.

 

CRÉDITOS:

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Produção cultural: 3marias Produtora Cultural

Patrocínio: Supermercados São Vicente

Redação, edição e pesquisa: Claudio Gioria

Projeto gráfico e tratamento de imagem: Fábio Jacomini

Revisão: Carolina Alves Ferreira e Janete Stela Domenica

Composição de capa: Eliane Deliberali e Juarez Godoy




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login