Professores da Faculdade Santa Bárbara anunciam greve a partir de segunda-feira devido atrasos salariais

Por Roberto 06/05/2021 - 11:18 hs

Professores da Faculdade Santa Bárbara anunciam greve a partir de segunda-feira devido atrasos salariais
Docentes da FSB decidem entrar em greve reivindicando pagamento de atrasos salariais

A partir da próxima segunda-feira (10), os professores da Uniesp – Faculdade de Santa Bárbara d’Oeste entram em greve reivindicando o pagamento de atrasos salariais, falta de depósitos de FGTS e saldo de salário de férias do ano passado.


A decisão foi tomada em assembleia dos docentes realizada anteontem pelo Sinpro (Sindicato dos Professores de Campinas e Região).

A direção, estudantes e professores foram notificados que, no exercício do direito de greve, haverá a suspensão coletiva, temporária, pacífica e total da prestação de trabalho, a partir das 7h do dia 10 de maio.


A pauta de reinvindicações consiste em:

1. Fim dos atrasos salariais, com a quitação do salário de abril/2021 no quinto dia útil de maio de 2021.

2. Pagamento das diferenças salariais decorrentes da aplicação dos reajustes de 2018 e 2019.

3. Regularização do FGTS não depositado oportunamente.

4. Quitação das diferenças de salário de férias de 2020, com acréscimo de 1/3.


Segundo a presidente do Sinpro, Conceição Fornasari, a entidade tentou através de notificações enviadas nos dias 05 de março, 18 de março e 23 de abril cobrando à instituição para que sanasse as irregularidades trabalhistas que chegaram ao conhecimento do sindicato. Como não houve qualquer manifestação por parte da instituição não restou alternativa senão convocar a assembleia com a pauta de discussão e deliberação de greve, que foi aprovada pela imensa maioria dos docentes presentes.

O Sinpro informou que continua aberto ao diálogo para as negociações pertinentes, como sempre faz e no aguardo de atitudes concretas por parte da empregadora, para regularização total dos pontos descritos  para que seja apresentada em uma nova assembleia dos professores/as.

Em não havendo apresentação de proposta por parte da UNIESP/ SANTA BÁRBARA, ocorrerá nova assembleia no próximo dia 12 de maio de 2021, às 18 horas.