Seja bem vindo
Santa Bárbara,23/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Comida junina: como aproveitar as delícias do período sem exagerar!


Comida junina: como aproveitar as delícias do período sem exagerar! Como aproveitar as delícias do período sem exagerar


O mês de junho chegou e junto com ele a vontade de saborear as delícias típicas dessa época do ano. Bolo de milho, canjica, amendoim, licor, mugunzá, são alguns dos pratos servidos para comemorar os Santos, festas bastante esperadas na região nordeste. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, então participar de grandes festas ainda não é possível. Mas, nada impede de aproveitar as comidas típicas do período dentro de casa, e ainda controlar o peso e manter a saúde.


Os especialistas alertam que não precisa desespero! Fazendo as escolhas certas, as opções poderão ser saborosas e saudáveis, sem comprometer o peso. O amendoim é um ingrediente típico, rico em potássio, magnésio, zinco, proteína e gordura monoinsaturada (benéfica ao organismo). “Algumas iguarias feitas com o amendoim podem conter grande quantidade de açúcar, como o pé de moleque (490 Kcal em 100g) e a paçoca (150 Kcal em 30g). Sendo assim, deve ser consumido com moderação”, explica Gabriel Pacheco, nutricionista da Rede Alpha Fitness. O milho é fonte de energia, fibras e é o mais tradicional alimento da maioria dos pratos juninos, seguido pela mandioca. “Cuidado com o seu consumo em excesso, em especial quando associado com gordura, a exemplo da manteiga, utilizada no milho cozido ou na pipoca”, acrescenta. A tapioca é outro alimento muito consumido e pode ser ingerida doce ou salgada. Por ser produzida a partir da mandioca, é rica em carboidratos e alto teor energético. “O melhor é sempre optar por recheios com proteínas ou gorduras boas, como queijos brancos e/ou coco seco ralado”, alerta Gabriel. Nas festas juninas, além das comidas, os licores também são muito populares e podem se tornar grandes vilões. Além do teor alcoólico, são adicionadas as calorias do açúcar, que pode deixar a bebida com quase 150 Kcal em uma dose de apenas 50 ml. A moderação sempre será a melhor saída. “Dá pra curtir esse período saboreando bem as iguarias juninas. A melhor recomendação é não esquecer os hábitos de uma vida saudável como a hidratação, mastigar bem os alimentos e optar sempre por alimentos mais naturais”, aconselha o nutricionista da Rede Alpha Fitness.


Além disso, a dica é buscar o equilíbrio. Como esse ano os cuidados devem ser redobrados por conta da pandemia, o Coordenador da Rede Alpha Fitness, Guilherme Reis, incentiva a prática de exercícios para ajudar a reduzir efeitos dessa alimentação mais farta. “Uma excelente saída é um treino mais intenso de musculação, ou um aeróbico com consistência – como uma esteira, uma bike ou até mesmo uma corrida na rua, com máscara!”, aponta Guilherme.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login