Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escrito por Luciene Tognetta, livro que completa trilogia criada durante a pandemia será lançado este mês


Escrito por Luciene Tognetta, livro que completa trilogia criada durante a pandemia será lançado este mês Capa do livro Abraça, Moleque!


A trilogia escrita por Luciene Tognetta e publicada pela Editora Adonis que surgiu, durante a pandemia, como forma de expressão dos sentimentos decorrentes deste período, será completada neste mês. Parte da série sobre Convivência Ética na Escola, com capa de Paulo R. Masserani, o livro ‘Abraça, moleque!’ será lançado durante o IV Encontro Nacional das Equipes de Ajuda. Realizado de forma on-line, por meio do YouTube do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Unesp/ Unicamp, o evento acontece nos dias 18 e 21 de setembro (a programação segue abaixo).

Em março de 2020, quando o país entrava em quarentena devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o primeiro livro da série ‘Espera, moleque!’ estava em processo de criação. Cinco meses depois, a trilogia ganhou a segunda publicação: 'Coragem, moleque!'. O terceiro trabalho será lançado no dia 21, segundo dia do encontro, às 11 horas. Todos os livros têm formato em e-book e podem ser acessados no site (editoraadonis.com.br).



A escritora recorda que, ao final do ano passado, havia uma expectativa para a volta das atividades presenciais este ano. “Hoje, estamos nas semipresenciais, mas fica um sentimento de medo, insegurança, quando nos encontramos presencialmente. O corpo que abraça não é um corpo completo porque, nessa incompletude, nos falta o abraço. Escolhi falar sobre o abraço, que representa o reencontro, porque isso é o desejo de nossos corpos e almas”, explica Luciene.

Realizado anualmente, o Encontro Nacional das Equipes de Ajuda reúne cerca de 300 alunos que integram essa rede. Em função da pandemia, a programação da quarta edição será desenvolvida de forma virtual. Nesses encontros, os alunos compartilham experiências, angústias e renovam o compromisso em seguir ajudando, acolhendo, cuidando e fomentando valores como o respeito, a tolerância e a generosidade em suas escolas. “O livro é uma homenagem a esses meninos e meninas e aos que formam - professores, tutores e diretores - que acreditam na intensidade da humanidade e que têm o cuidado, a ajuda, a generosidade com a dor do outro. Neste evento, estarão alunos que desempenham esse trabalho. Será um grande momento de abraço”, destaca a escritora.



No dia 18, o evento abordará, entre as temáticas, as intervenções aos problemas de bullying e outras formas de violência complexas e de sofrimento emocional: trata-se do método criado pelo pesquisador finlandês Anatol Pikas.

MANTENHA-SE BEM INFORMADO APOIANDO O REGIÃO HOJE COM PIX DE QUALQUER VALOR NA CHAVE CPF 038.784.708-19

Sobre a escritora
Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, tendo cursado parte do doutorado na Universidade de Genebra, Suíça, e pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, sobre o tema Bullying e Autorregulação, é professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, membro do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Unicamp e vice-líder do Gepem. É também autora de livros de Literatura Infantil que abordam temas como Afetividade, Convivência Ética e Bullying.

IV Encontro Nacional das Equipes de Ajuda
(YouTube do Gepem)

Programação - 18 de setembro:

9 horas às 9h30: Mesa de abertura - Profa. Dra. Luciene Tognetta e Profa. Dra. Telma Vinha

9h30 às 10h50: Bullying e método de preocupação compartilhada - Profa. Dra. Catarina Carneiro Gonçalves (UFPE) e Profa. Dra. Luciene Tognetta
11 horas às 11h15: Relato de experiência (Colégio Xingu) - Profa. Viviane Gonçales Passarini
11h15 às 11h30: Relato de experiência (Colégio Pioneiro) - Prof. Mndo. Mário Fioranelli Neto
11h30 às 12h: Discussão e encerramento

Programação - 21 de setembro:
9 horas às 9h30: Abertura

9h30 às 9h45: Acolhida e apresentação musical com Gabriel Porto
9h45 às 10h45: Troca dos brasões entre as Equipes de Ajuda - Coord.: Profa. Dnda. Sanderli Ap. Bicudo Bomfim - PPGEE/ Unesp
10h45 às 11h50: Relatos de experiência sobre a atuação das Equipes de Ajuda - Coord.: Prof. Dndo. Raul Alves de Souza -  PPGEE/ Unesp
11h50 às 12h20: Encerramento - Entrega simbólica do livreto produzido pelas alunas e alunos das EA's às alunas e alunos das Diretorias Leste 3 e Taquaritinga




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login