DIG de Americana cumpre mandados e prende dois em Artur Nogueira

Por Roberto 30/09/2021 - 21:55 hs

DIG de Americana cumpre mandados e prende dois em Artur Nogueira
Material apreendidos durante cumprimento dos mandados (Imagens DIG)

 

Duas pessoas foram presas nesta quinta-feira (30) por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Americana, no município de Artur Nogueira, acusados de posse ilegal de arma de fogo e receptação e organização criminosa. Entre eles, um agropecuarista e ex-prefeito da cidade.


 

Segundo as informações da Polícia Civil, a DIG de Americana vinha investigando um roubo ocorrido em 4 de agosto do ano passado em Engenheiro Coelho, no qual um funcionário da Prefeitura daquela municipalidade, que trabalha como operador de máquinas, ao dar passagem para um veículo, foi surpreendido pelos ocupantes do automóvel que se encontravam encapuzados e um deles portando uma arma de fogo e em agressiva abordagem, levaram o servidor até uma área de canavial, onde ordenaram que ele deixasse a chave no contato da máquina em que conduzia.  Em seguida, a vítima foi colocada em outro veículo, mantendo-a como refém.  Durante a ação, os criminosos enfatizaram que seu interesse era o maquinário, tendo então liberado a vítima posteriormente na cidade de Mogi Mirim/SP.


 

As investigações apuraram que um funcionário da Prefeitura estaria envolvido no roubo do maquinário e após a apreensão do telefone celular deste indivíduo, foram encontradas diversas mensagens com diálogos suspeitos sobre os possíveis autores do crime, sendo um dos diálogos realizado com o pedreiro A.B., de 52 anos, morador em Artur Nogueira, um criminoso conhecido nos meios policiais por envolvimento em crimes de roubo, furto, receptação e desmanche de veículos.  Nos diálogos verificou-se ainda a cobrança de A.B. sobre o pagamento de dívida envolvendo uma máquina.

 

Diante dos fortes indícios apurados, a Autoridade Policial representou pela expedição de Mandados de Busca e Apreensão nos endereços dos suspeitos visando a elucidação dos crimes, sendo os competentes mandados expedidos pelo juízo de Artur Nogueira.


 

Nesta quinta-feira, a DIG de Americana, com apoio de Policiais Civis da Delegacia de Cosmópolis e Guardas Municipais de Artur Nogueira deflagrou a Operação Policial Tractus para cumprir os Mandados de Busca e Apreensão expedidos e as diligências resultaram na apreensão de diversos objetos de interesse das investigações bem como na prisão em flagrante delito de L.F., de 70 anos, agropecuarista, empresário e ex-prefeito de Artur Nogueira, morador na área rural da cidade, por crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, e de A.B., por crime de receptação e associação criminosa.

 

Com L.F. foram apreendidos uma espingarda marca Boito, calibre 32; uma espingarda marca CVC, calibre 12; uma espingarda marca CVC, modelo 586.2, calibre 12; uma garrucha marca Rossi, calibre 360; duas munições calibre 28 intactas; 2 cartuchos deflagrados calibre 12; 8 cartuchos deflagrados calibre 32; 14 cartuchos intactos calibre 12; e 16 cartuchos intactos calibre 32; um telefone celular; uma agenda; e 5 folhas de papel.

 

Com A.B., os policiais apreenderam vários envelopes e documentos bancários, produtos de roubo; vários documentos de identidade falsos; simulacros de armas de fogo; cartões de crédito possivelmente oriundos de estelionato; e dois telefones celulares.


Os criminosos foram conduzidos a uma cadeia da região onde permaneceram à disposição da Justiça.