Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Nova Odessa vai realizar novo mutirão de cirurgia de catarata


Prefeitura de Nova Odessa vai realizar novo mutirão de cirurgia de catarata Nova Odessa prepara mutirão de catarata


 

Primeiros pacientes na “fila” de espera serão atendidos sexta e sábado no Ambulatório; cirurgias devem começar em janeiro


 

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira e sábado (26 e 27/11) as avaliações pré-cirúrgicas do primeiro grupo de pacientes que estão na “fila” por cirurgias de catarata. Este grupo inicial está sendo “convocado” por telefone. O atendimento acontece no Ambulatório de Especialidades. Devem comparecer apenas os pacientes contatados por telefone pela Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde, na data e horários informados pela equipe.



 

De acordo com a Secretaria de Saúde, as avaliações pré-cirúrgicas visam confirmar quais pacientes estão aptos para a cirurgia e quais podem não estar, geralmente devido a outros problemas de saúde ou questões clínicas.

 

O “mutirão” anunciado em outubro pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, visa atender a grande parte da demanda reprimida na cidade desde o ano de 2018. Serão realizadas, conforme o contrato, 600 cirurgias (ou “600 vistas”). Alguns pacientes, no entanto, precisam operar ambos os olhos.

 

“Nesses dois primeiros dias (sexta e sábado), vamos atender a 160 pacientes convocados, sendo 80 por dia. São os casos mais antigos, que estão na fila desde 2018 e 2019, e também os mais urgentes, apontados pelos oftalmologistas da Rede Municipal. Os demais pacientes serão atendidos nos finais de semana de janeiro, quando também começamos as cirurgias propriamente ditas, cujo cronograma prevê o encerramento de todo esse processo (de mutirão) até a primeira quinzena de fevereiro, se tudo correr bem”, explicou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.



 

Após as cirurgias, que acontecem a partir de janeiro, os pacientes atendidos já sairão do Ambulatório de Especialidades com o colírio pós-cirúrgico necessário para o sucesso da cirurgia, bem como com todas as orientações de uso desse medicamento e dos cuidados em geral que são necessários para a correta cicatrização da vista operada.

 

“A cirurgia da catarata tem um efeito imediato, ela melhora a qualidade de vida da pessoa, principalmente dos idosos, que muitas vezes já não estão enxergando direito por causa do problema. Graças a Deus conseguimos viabilizar, em menos de um ano de governo, esse primeiro mutirão”, afirmou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho.

 

Ao todo, a atual gestão está investindo R$ 418.200,00 nesta ação. O recurso é fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal no início deste ano, pelo deputado federal Rui Falcão. A empresa responsável pelos serviços é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço – ou R$ 698,00 por vista.



 

OLHO NO CADASTRO!

 

Por isso, os pacientes na “fila” da cirurgia de catarata devem ficar atentos aos telefones informados em seus cadastros junto à Secretaria. Quem aguarda um exame e mudou de telefone deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde onde é “referenciado” ou o Setor de Cadastros da Secretaria – a central do Cartão Mais Saúde, no antigo CTVP, atrás do Hospital e Maternidade Municipal.

 

Outra opção para estas pessoas que mudaram de telefone é o novo número de WhatsApp da Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde, o (19) 99752-6023. A equipe pede que os pacientes aguardando cirurgias de catarata entrem em contato com urgência.

 

“Ainda estamos encontrando muita dificuldade em localizar os pacientes, e isso tem dificultado o agendamento. Precisamos que os pacientes deixem mais de um contato telefônico, para que não venham a perder a vaga”, reforçou a coordenadora da Central de Regulação, Jaqueline Serrano.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login