Passageiros ficam sem transporte coletivo em Americana

Por Roberto 01/12/2021 - 11:22 hs

Passageiros ficam sem transporte coletivo em Americana
Frota ficou 100% parada na garagem da empresa

Usuários do transporte coletivo urbano de Americana foram surpreendidos na manhã de hoje (1) e tiveram que se virar para poder se locomover ao trabalho e outras atividades do dia. Não tinha ônibus circulando. Motoristas da empresa Sou Americana iniciaram paralisação.


Os trabalhadores reivindicam o pagamento da primeira parcela do 13º salário, que deveria ter sido depositada na conta até o dia de ontem, 30 de novembro.

Eles também não aceitam proposta da empresa que pretende transferir o registro deles para outro CNPJ sem pagar a multa rescisória de 40% sobre o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de parcelar a rescisão em seis vezes.


De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Americana e Região, os funcionários estão sendo coagidos a assinar um documento abrindo mão desses direitos para uma empresa chamada Mam Prestadora de Serviço, que atua no setor de limpeza.

“Decidimos fazer essa paralisação para cobrar um posicionamento da empresa, pois quem ganhou a licitação em Americana foi a Sou Americana. Que garantia os funcionários têm que vão continuar empregados, tendo que abrir mão dos seus direitos em benefícios do empresário”, declarou Claudemir Alves da Cruz, presidente do sindicato da categoria.


O sindicalista acredita que a Prefeitura também não foi informada sobre essa mudança e diz que vai cobrar o poder público, responsável pela contratação da empresa.

A Prefeitura de Americana diz que já notificou a empresa para que dê explicação sobre o ocorrido e garanta o retorno do serviço o mais breve possível.