Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa realiza as primeiras 112 cirurgias do Mutirão de Catarata


Nova Odessa realiza as primeiras 112 cirurgias do Mutirão de Catarata Mutirão de cirurgia de catarata em Nova Odessa


Procedimentos em 112 pacientes aconteceram no final de semana, sendo 56 no sábado e 56 no domingo

  

O prefeito de Nova Odessa Cláudio José Schooder, o Leitinho, acompanhou na manhã de sábado (08/01), no Ambulatório de Especialidades, o início das cirurgias do “Mutirão de Catarata”. A ação, realizada por meio da Secretaria de Saúde, atendeu seus primeiros pacientes apontados como “aptos” nas avaliações pré-cirúrgicas feitas do final de novembro.

 

Os procedimentos do fim de semana contemplaram 112 pacientes dos 120 agendados, sendo 56 no sábado e 56 no domingo. Apenas oito pacientes faltaram. A finalidade do mutirão, segundo Leitinho, é atender a grande parte da demanda reprimida na cidade desde 2018. Serão realizadas, conforme o contrato, um total de 600 cirurgias (ou “600 vistas”).

 

“Para mim, enquanto prefeito, é motivo de muita alegria poder proporcionar essas cirurgias às pessoas. Tive a oportunidade de conversar com alguns pacientes que aguardavam no período da manhã, e é gratificante ver a felicidade delas, porque muitas esperavam há muito tempo para fazer essa cirurgia, e poder enxergar bem é uma benção de Deus”, comentou o chefe do Executivo novaodessense.



 

Alguns desses primeiros pacientes operados terão dois “retornos” nos próximos 30 dias, prazo necessário antes do procedimento na segunda visão (no caso daqueles que precisam operar os dois olhos).

 

Todos os pacientes saíam da sala de cirurgia com colírio e um óculos de sol. “Fazia quase 4 anos que estava aguardando essa cirurgia. Não tenho como descrever a minha felicidade. Agradeço a Deus primeiramente, e ao prefeito Leitinho, porque vou voltar a enxergar bem”, disse Ailton dos Santos Brazilino, de 62 anos.

 

Moradora há 50 anos em Nova Odessa, dona Brígida Duarte Florêncio aguardava para fazer a cirurgia e transbordava alegria. “Estava há cinco anos esperando por essa cirurgia. Quando me ligaram avisando que era para fazer o exame, nem acreditei. Tinha dificuldade de ir à igreja por causa da visão ruim. Nem compras fazia mais. Louvado seja Deus, porque vou voltar a enxergar bem”, contou.

 

Natalino Carlos Ferreira, de 69 anos, também era só felicidade. “Estou muito feliz, porque esperava por isso há três anos. Usava um grau muito forte e com a cirurgia, graças a Deus, vou ter minha visão de volta”, comentou o morador do São Jorge.



 

Feliz da vida estava também dona Alice Lino, de 69 anos e moradora do Jardim Santa Rosa. “Não tem coisa melhor na vida do que enxergar bem. Eu dou graças a Deus e agradeço o prefeito Leitinho, até ganhei colírio e esse lindo óculos de sol”, declarou.

 

“Esperava há dois anos e estou muito feliz poder fazer a cirurgia, porque o grau estava muito alto, e nem óculos resolvia”, explicou Maria Nazareth Alexandre, que estava acompanhada do filho Alexandre.

 

Dona Georgina de Paula, de 86 anos, também estava aguardando há mais de 4 anos por uma cirurgia. “Só tenho a agradecer por isso. É muito bom saber que a gente vai voltar a enxergar bem, graças a Deus e ao prefeito Leitinho, que pensou em nós, os idosos”, finalizou a moradora.

 

DUAS ETAPAS

 

O Mutirão de Cataratas teve início no final de novembro, quando foram atendidos 135 pacientes na primeira etapa. Desse total, 120 tinham sido passado pela pré-avaliação e foram chamados para cirurgia do final de semana, mas oito não compareceram.

 

A segunda etapa ocorreu no início de janeiro, com a pré-avaliação do segundo grupo, de 240 pacientes que passarão por procedimentos cirúrgicos em fevereiro. “A cirurgia da catarata tem um efeito imediato, ela melhora a qualidade de vida da pessoa, principalmente dos idosos, que muitas vezes já não estão enxergando direito por causa do problema. Graças a Deus conseguimos viabilizar, em menos de um ano de governo, esse primeiro mutirão”, afirmou o chefe do Executivo novaodessense.

 

Ao todo, a atual gestão está investindo R$ 418.200,00 na ação. O recurso é fruto de uma emenda destinada para a Saúde Municipal no ano passado pelo deputado federal Rui Falcão. A empresa responsável pelos serviços é a Bosco Clínica Médica Ltda, que ofereceu o menor preço – ou R$ 698,00 por vista.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login