Seja bem vindo
Santa Bárbara,16/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré aprova convocação de diretor da BRK para explicar má qualidade da água


Câmara de Sumaré aprova convocação de diretor da BRK para explicar má qualidade da água Plenário da Câmara de Sumaré: convocação de diretor da BRK


Pesquisa divulgada recentemente apontou presença de inseticida e substâncias cancerígenas e mutagênicas na água que chega às torneiras dos sumareenses

O diretor responsável pela BRK Ambiental em Sumaré foi convocado pela Câmara municipal a prestar esclarecimentos sobre a qualidade da água que chega às torneiras dos consumidores na cidade. O requerimento de convocação foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes na 10ª sessão ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (29). O representante da BRK ficará obrigado a comparecer ao plenário da Câmara na sessão da próxima terça-feira, dia 5 de abril, a partir das 15h.

Elaborado pelo presidente da Câmara, vereador Willian Souza (PT), e assinado pelos outros vereadores, o Requerimento nº 41/2022 cita um estudo divulgado recentemente que aponta presença de substâncias cancerígenas na água em Sumaré.

Conforme divulgado pela ONG Repórter Brasil, com dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) de 2018 a 2020, foram encontradas duas substâncias com maiores riscos de gerar doenças crônicas: os agrotóxicos DDT + DDD + DDE e a substância orgânica benzopireno, sendo que o inseticida DDT é classificado como provavelmente cancerígeno pela OMS e tem seu uso proibido no Brasil. O DDE e o DDD são produtos derivados da degradação desse inseticida.

Já o benzopireno, além de cancerígeno, é classificado como mutagênico (podendo causar dano ao DNA) pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Essa substância pode ser encontrada na fumaça de cigarro e na combustão de veículos automotores e da madeira.

"Nós convidamos a BRK para estar presente, mas eles não se dispuseram a vir de forma espontânea. Então, estamos utilizando o mecanismo legal de convocação", explica Willian Souza.


ORDEM DO DIA

Ainda durante a sessão desta terça-feira, foi aprovado o Requerimento nº 40/2022, que concede a Medalha Dorival Gomes Barroca ao senhor Ubiratan Bizarro Costa. Também foram aprovados seis projetos de lei de autoria de vereadores: PL nº 32/2022, de autoria do vereador Willian Souza (PT), que denomina a Rua 04 do bairro Jardim Santa Julia de “Rua Camila da Silva Machado”; PL nº 35/2022, de autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), que dispõe sobre a reserva de assentos preferenciais nos terminais e pontos de parada de ônibus; PL nº 47/2022, proposto pelo vereador Andre da Farmácia (PSC), que institui o "Mapa do empreendedor informal de Sumaré"; PL nº 57/2022, do vereador Sirineu Araújo (PL), que institui a Semana e o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao AVC; e os PLs nº 71/2022 e 72/2022, ambos de autoria do vereador Lucas Agostinho (União Brasil), que altera o artigo 2º da Lei Municipal nº 3.366 e dá nova redação aos artigos 3º, 4º e 6º da Lei nº 5.603, respectivamente.

O prefeito Luiz Dalben enviou dois projetos de lei, que também foram aprovados: PL nº 69/2022, que dispõe sobre o afastamento de servidores municipais para o desempenho de mandato sindical; e PL nº 70/2022, que institui o Selo Empresa Amiga do Aprendiz em Sumaré.

Também foram aprovadas 12 moções, sendo nove de congratulação, uma de apoio, uma de apelo e uma de pesar.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login