Projeto Diverte Teatro Viajante é contemplado pelo ProAC Expresso Direto

Por Roberto 11/04/2022 - 18:41 hs

Projeto Diverte Teatro Viajante é contemplado pelo ProAC Expresso Direto
Projeto Teatro Diverte Viajante Em busca da gotinha preciosa



Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta 40 espetáculos teatrais em 12 municípios do estado de São Paulo 

São Paulo, 11 de abril de 2022 – Uma grande novidade: o projeto Diverte Teatro Viajante foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Direto 2021, uma realização do Governo do Estado de São Paulo e da CIRCUS – Circuito de Interação de Redes Sociais, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com isso, estão sendo realizadas 40 apresentações teatrais para o público infanto-juvenil durante o mês de abril em 12 cidades do Estado de S. Paulo. 

A próxima cidade será Valinhos (SP), com o tema “Em busca da gotinha preciosa”, com duas apresentações no dia 18 de abril. 

As peças teatrais abordarão três temas principais: “Comitê de Sábios – Todos merecem respeito!”, “Em busca da gotinha preciosa” e “Por um futuro sustentável”. Grande parte das apresentações acontecerá em escolas, espaços públicos e no O LAB – Ciência Divertida. 

“Por um futuro sustentável”

Na peça “Por um futuro sustentável”, um cientista perdido no espaço volta do futuro para alertar a humanidade sobre os problemas causados pelo consumo excessivo na atualidade. Com 60 minutos de duração, o espetáculo aborda temas como a importância da preservação dos recursos naturais e como precisamos cuidar bem do nosso planeta para desenvolvermos um futuro mais sustentável. 

Com um conteúdo lúdico e interativo, além de um show à parte de luz e sonoplastia, a apresentação consegue envolver os pequenos espectadores de forma surpreendente. Por meio de brincadeiras e dinâmicas, os cientistas trocam informações a todo tempo com o público e dão voz às crianças durante o espetáculo. 

“Por um futuro sustentável” aborda também a importância de respeitar os dias de coleta de lixo e que, apesar da coleta na cidade de São Paulo ser uma das mais eficientes no mundo, temos problema de lixo espalhado pelas ruas. 

“Comitê de Sábios – Todos merecem respeito!”

Os estudantes escutarão sobre a importância de respeitar as diferenças e como a diversidade é fundamental para o enriquecimento cultural. O Comitê vai mostrar o que acontece quando as crianças pensam que estão brincando, mas na verdade estão praticando o bullying.  

A proposta é que após os espetáculos, elas consigam se colocar no lugar do outro que sofre a violência ou daquele que a provoca, além de compreender os efeitos negativos do bullying e como evitá-lo no dia a dia. 


“Em busca da gotinha preciosa” 

Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais. 

Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas que é algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro. 

Serviço:

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o projeto Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Valinhos (SP)

Data: 18/04/2022
Horários: 10h
Local: EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto
Endereço: Rua Abrantes, 585 Jd. Portugal

Data: 18/04/2022
Horários: 13h30
Local: EMEB Jerônymo Alves Corrêa Prefeito
Endereço: R. Luiz Barbisan, S/N - Jardim do Lago 

Sobre o projeto Teatro Diverte Viajante 

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil. 

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano. 

Mais informações no site