Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Campinas vai sediar Encontro de Ferromodelismo


Campinas vai sediar Encontro de Ferromodelismo Evento de Ferromodelismo em Campinas

Evento acontecerá em 21 de maio, das 9h às 18h, na Estação Cultura, e terá entrada franca

O 8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas acontecerá no próximo dia 21, das 9h às 18h, na Estação Cultura, localizada na praça Marechal Floriano Peixoto, no centro de Campinas, terá entrada franca e reunirá amantes deste hobby de várias cidades da região. O encontro acontece após um hiato de dois anos, por conta da pandemia. Além dele, haverá, ainda, a 3ª Mostra de Dioramas e Modelos.

 

O evento é organizado pela Secretaria de Cultura de Campinas, Prado Trens e a Coordenadoria da Estação Cultura, com o apoio da CPTM, Rumo, ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.


De acordo com os organizadores do evento, Rodrigo Prado e Foster Moz, já estava na hora de a população da região de Campinas receber novamente este encontro. “Depois de dois anos sem ele, decidimos que era o momento de voltar, agora com a situação um pouco melhor em relação à pandemia, mas é claro que seguiremos todos os protocolos de segurança de prevenção à covid-19”, afirmam. Na última edição, realizada em 2019, cerca de 13 mil pessoas compareceram ao encontro.




Ainda segundo Prado, haverá atividades para todos os públicos. “O ferromodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferromodelismo são uma ótima desculpa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, diz Fozatti. Além de maquetes e dioramas, haverá playground para as crianças, lojas para a venda de material ligados ao hobby e praça de alimentação.


O ferromodelismo é um dos hobbies mais antigos do mundo, e sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.


“O ferromodelismo é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos. As pessoas pensam que o transporte ferroviário morreu, mas ele está vivo e em expansão. A ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil, e este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferromodelismo para as futuras gerações”, finaliza Lucas.


Serviço

8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas

Data: 21 de maio

Horário: 9h às 18h

Local: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, no centro de Campinas). A entrada será pela rua Francisco Teodoro, 1.050

Informações: (19) 98208-5360 – Rodrigo Prado / (19) - 99132-5275 – Foster Moz




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login