Seja bem vindo
Santa Bárbara,25/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara de Sumaré aprova programa de inserção de idosos no mercado de trabalho


Câmara de Sumaré aprova programa de inserção de idosos no mercado de trabalho Câmara aprova programa de idosos no mercado de trabalho


Apresentado pelo vereador Ulisses Gomes, projeto tem objetivo de estimular a contratação de trabalhadores com idade igual ou superior a 60 anos por empresas sediadas no município


A Câmara de Sumaré aprovou, durante a última sessão ordinária, ocorrida na terça-feira (10), o Projeto de Lei nº 105/2022, que cria o Programa Terceira Idade em Atividade. De autoria do vereador Ulisses Gomes (PT), a proposta é destinada a incentivar a inserção e a manutenção de idosos no mercado de trabalho do município. Com 20 votos favoráveis em plenário, o projeto deve seguir para a sanção do prefeito municipal.

De acordo com a propositura, o programa será composto por variadas ações relacionadas ao mercado de trabalho para integrar indivíduos com idade igual ou superior a sessenta anos. A proposta objetiva estimular a contratação, por pessoas jurídicas sediadas no município de Sumaré, de trabalhadores idosos e de serviços prestados por pessoas dessa faixa etária. Além disso, pretende incentivar a prática de trabalho voluntário por parte de pessoas idosas; criar um cadastro único para intermediar trabalhadores idosos e vagas no mercado de trabalho, e registrar idosos que exerçam atividade autônoma.


No âmbito da qualificação, o projeto propõe o fornecimento de cursos e programas de capacitação e reciclagem profissional para os idosos interessados. A realização de campanhas informativas e de conscientização, visando à redução do preconceito de idade no mercado de trabalho, também está prevista na proposta. Também estão previstos a promoção de eventos de integração, para estimular o convívio de pessoas com mais de 60 anos em sociedade, e a ampliação do acesso de pessoas idosas a concursos públicos.

Segundo o vereador, “a inclusão e a manutenção de pessoas idosas no mercado de trabalho revelam-se de grande importância para nossa evolução como sociedade, tendo em vista o gradual e implacável envelhecimento da população brasileira, o déficit previdenciário e a situação de vulnerabilidade que afeta tantos indivíduos da terceira idade. Infelizmente, muito preconceito e desinformação ainda permeiam a contratação e manutenção desses profissionais no mercado de trabalho. Some-se a isso a falta de assistência e de suporte para qualificar pessoas idosas frente às novas tecnologias, o que acaba por deixar uma enorme parcela da população à margem das cadeias produtivas, apesar da sua valorosa experiência e capacidade”, lamenta Ulisses.

Para a implantação das ações do Programa Terceira Idade em Atividade, o Poder Público poderá celebrar convênios, acordos de cooperação e protocolos de intenções com organizações da sociedade civil, instituições de ensino nacionais e internacionais, públicas ou privadas, além de empresas e entidades de serviço social autônomas.

Apoie o trabalho do Região Hoje enviando um Pix de qualquer valor para a chave CPF 038.784.708-19

SESSÃO ORDINÁRIA

Ainda na 15ª reunião ordinária, os parlamentares discutiram e votaram dois requerimentos e seis moções, das quais quatro foram de congratulação, uma de apelo e uma de pesar. Em regime de urgência, foram votados e aprovados o PL nº 127/2022, de autoria do prefeito Luiz Dalben, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 6790, de 01 de abril de 2022; o PL nº 123/2022, apresentado pelo vereador Alan Leal (Patriota), que denomina a rua que circunda a Praça Virgílio Brusco de Rua “Flávia Xavier Vintencor"; e o Projeto de Decreto Legislativo Nº 4/2022, do vereador Willian Souza (PT), que denomina de “Professora Ceilita Miranda De Nadai” a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Sumaré, situada à Travessa 1º Centenário, nº 32, Centro.

Voltou à pauta o PL nº 73/2022, apresentado pelos vereadores Hélio Silva (Cidadania) e Rudinei Lobo (PL), que dispõe sobre o direito de aquisição e instalação de dispositivo bloqueador de ar na tubulação de abastecimento de água. A proposta recebeu 20 votos a favor, o que garantiu sua aprovação.

Também foram aprovados com 20 votos favoráveis o PL nº 99/2022, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PL), que cria o Memorial da Migração Nordestina na cidade de Sumaré, e emenda modificativa nº 1, que altera a redação dos artigos 3º e 4º da propositura.

Por fim, recebeu aprovação unânime o PL nº 111/2022, apresentado pelo vereador Andre da Farmácia (PSC). A proposta denomina a Rua 08 do Jardim Irmã Davina de Rua “Janaina Borges da Rosa”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login