Empresa jundiaiense doa 45 toneladas de fertilizantes orgânicos a agricultores locais

Por Roberto 12/05/2022 - 12:00 hs

Empresa jundiaiense doa 45 toneladas de  fertilizantes orgânicos a agricultores locais
Fertilizantes da Tera Nutrição Vegetal (Imagem divulgação)

Objetivo da Tera Ambiental é fortalecer o agro regional e incentivar o uso de adubos sustentáveis, fabricados a partir do tratamento de resíduos orgânicos industriais e urbanos

Nesta quarta-feira, 11/05, a Tera Ambiental, empresa da cidade paulista de Jundiaí, especializada no tratamento de efluentes e reciclagem agrícola, doou 45 toneladas dos fertilizantes orgânicos compostos Tera Nutrição Vegetal a produtores rurais. Foram contemplados os que se inscreveram no Programa Municipal de Subvenção Agrícola, promovido pela prefeitura local.


Os fertilizantes foram distribuídos por meio de sorteio. O primeiro colocado recebeu 20 toneladas; o segundo 15; e o terceiro 10. Os ganhadores foram Ariovaldo Thomazetto, Inês Marilda Lourenção Veronesi e Luciane Leite Ferreira, respectivamente. “Esse incentivo é muito importante para o desenvolvimento da agricultura na nossa região. Também é fundamental para que os agricultores conheçam o insumo, atestem seu desempenho e se tornem adeptos do uso desse tipo de fertilizante, que, além de propiciar ganhos ambientais, por se originar da reciclagem de resíduos orgânicos, proporciona diversos benefícios à agricultura e promove a economia circular”, explica Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos fertilizantes Tera Nutrição Vegetal.

O formato da premiação foi mantido tal qual era realizado na Festa da Uva que acontecia na região e que foi suspensa nos últimos anos por conta da pandemia. O sorteio foi realizado durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Jundiaí, que ocorreu no formato online.

Apoie o Região Hoje enviando um Pix de qualquer valor para a chave CPF 038.784.708-19

Sobre a Tera Nutrição Vegetal

A Tera Nutrição Vegetal é responsável pela representação e comercialização dos fertilizantes orgânicos compostos Tera Base, Mix e Premium, produzidos por compostagem termofílica pela Tera Ambiental, da qual é uma unidade de negócios. Além de ambientalmente sustentáveis, pois têm origem na reciclagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, o grande potencial dos produtos está em seu conteúdo de matéria orgânica, substâncias húmicas, microrganismos, macro e micronutrientes.

Por isso, os fertilizantes proporcionam múltiplos benefícios ao sistema solo-planta, desde os aspectos nutricionais dos vegetais e melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas da terra, até sua capacidade de supressão de fitopatógenos, promovendo de todas as formas ganhos de produtividade. Podem ser utilizados em qualquer cultura.

Destacam-se o café, cana-de-açúcar, grãos, citros, frutíferas tropicais e de clima temperado, florestas de eucalipto, hortaliças, tubérculos, pastagens, parques, jardins, floreiras e plantas ornamentais. Os produtos podem ser encontrados a granel ou em sacos de 20 quilos.

Os fertilizantes da Tera Nutrição Vegetal são um exemplo perfeito de economia circular. Têm origem em resíduos orgânicos urbanos processados na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) de Jundiaí. Antes indesejados e muitas vezes destinados a aterros sanitários, esses efluentes são transformados em fertilizantes, retornando ao ciclo produtivo.