Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara reconhece Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de utilidade pública


Câmara reconhece Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de utilidade pública Câmara declara de utilidade pública bombeiros voluntários


Projeto é de autoria do vereador Paulo Bichof, foi apreciado em regime de urgência e aprovado por unanimidade

 

A Câmara de Nova Odessa aprovou, na sessão desta segunda-feira (30/05), o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Bichof que reconhece como de utilidade pública a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa, com sede na Rua Sigesmundo Anderman, nº 731, Jardim Éden.


A associação é de cunho voluntário e sem fins lucrativos e deverá cumprir todos os requisitos da Lei nº 1.945, de 10 de novembro de 2003, inclusive prestar contas anualmente de todas as suas atividades desenvolvidas no município.


Na justificativa do projeto de lei, Bichof explica que a associação foi criada em 2018, com voluntários que pretendiam abraçar a causa, prestar serviços de apoio à Defesa Civil e atender a população e o poder público municipal nas suas demandas no combate a incêndios, captura de animais perigosos, socorro e outros.



Bichof ainda explica que a associação surgiu em decorrência da falta de recursos financeiros e humanos para criar uma corporação municipal própria, assim como da ausência do Estado em instalar uma base do Corpo de Bombeiros na cidade.


A prefeitura então cedeu o imóvel para instalação da associação. “Desde então, dia a dia, a nossa população passou a confiar nos valorosos homens e mulheres da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa, que conta atualmente com 55 integrantes que, de forma diuturna e voluntária, trabalham nas mais variadas formas de ações, sendo inclusive um ponto de apoio para as ações sociais do município e da Defesa Civil”, explicou Bichof.


Em 2019 a corporação realizou 145 atendimentos de socorro, 56 capturas de animais, 86 de combate a incêndios, uma de busca e resgate de corpo e de 12 quedas de árvores. Já no ano de 2020 seus atendimentos aumentaram, resultando em 50 de apoio em socorro, 90 capturas de animais e atendimentos em ocorrências envolvendo abelhas, 243 de combate a incêndios, uma de busca e resgate de corpo e de 15 quedas de árvores.



Já no ano passado foram 87 atendimentos pré-hospitalares, 93 incêndios de mata, três incêndios residenciais, quatro incêndios veiculares, três incêndios em empresas, nove cortes de árvores e desobstrução de vias, 37 capturas de animais, duas limpezas da lagoa, três limpezas de vias, três retiradas de abelhas, duas quedas de balões, totalizando 246 ocorrências.   


O projeto foi aprovado por unanimidade e segue agora para sanção do prefeito para se tornar lei.


Bichof lembrou que, com o reconhecimento, a associação fica habilitada a receber recursos públicos e ampliar sua atuação. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login