Seja bem vindo
Santa Bárbara,24/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Nova Odessa se despede da professora e ex-vice-prefeita Salime Abdo


Nova Odessa se despede da professora e ex-vice-prefeita Salime Abdo Velório aconteceu no saguão da Prefeitura


Com diversas homenagens de parentes, amigos e familiares, foi velada e sepultada neste sábado (18/06/22) a educadora e ex-vice-prefeita de Nova Odessa, Salime Abdo. Ela faleceu aos 92 anos, ainda de madrugada, em um hospital de Campinas, de complicações de uma cirurgia cardíaca. O velório aconteceu no saguão do Paço Municipal – honraria reservada àqueles que participaram ativamente da construção da História da cidade.

 

Ela deixa as irmãs Maíba e Nabia, os sobrinhos Paulo Thiene e Ana Maria e sobrinhos netos. O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, admirador declarado da professora Salime, lamentou profundamente “essa perda para toda a nossa cidade” e decretou luto oficial de três dias, com bandeiras a meio mastro.

 

“Era uma pessoa muito séria, muito honesta – nunca conheci na Política outra pessoa tão honesta quanto a Dona Salime. Muito religiosa, tem uma história na comunidade católica. Sem falar na Educação: se hoje temos uma Rede Municipal que é exemplar, se temos uma Etec e uma Escola do SESI, é graças à Salime, que nos deixa um legado de lutas e de vitórias”, lembrou o prefeito Leitinho.

 

“Era uma pessoa muito correta, o Brasil e o mundo precisam de mais pessoas como ela”, acrescentou o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho. A homenagem teve a participação ainda dos ex-prefeitos Manoel Samartin e José Mário de Moraes, além de centenas de amigos e dos padres Ocimar Franciscatto e Victor Facchin – que aos 95 anos fez questão de falar aos presentes.

 

Salime Abdo entrou para a História de Nova Odessa diversas vezes. Em uma delas, tornou-se a primeira mulher a assumir a chefia do Executivo de Nova Odessa, no dia 26 de agosto de 2005, aos 75 anos, quando o então prefeito Manoel Samartin viajou ao Exterior por 16 dias para participar de uma feira de negócios.



 

Ela viria a assumir a Chefia do Executivo em diversas oportunidades ao longo dos 8 anos seguintes – até hoje a única mulher a ocupar a função de maior relevância na organização político-administrativa de Nova Odessa. Mas já tinha seu lugar assegurado nos livros muito antes.

 

Salime reside em Nova Odessa desde o início dos anos 1950 e recebeu o título de cidadã novaodessense, concedido pelo Legislativo Municipal – entre outros motivos, por sua participação como secretária do processo político que resultou na emancipação da cidade em dezembro de 1958, elevando-a de Distrito de Americana a Município.

 

Foi professora e diretora de escola antes de assumir o cargo de primeira coordenadora da então recém-nascida Rede Municipal de Educação da Prefeitura, em 1989 – função que ocupou até o final de 2004, quando ela e Samartin foram vencedores da Eleição Municipal.

 

Esse papel foi reconhecido em vida em inúmeras homenagens, a mais importante delas o “empréstimo” de seu nome a uma das maiores escolas da Rede Municipal de Educação que ela ajudou a criar – a EMEF Professora Salime Abdo, na Rua dos Mognos, no Jardim Alvorada. Cristã e católica fervorosa, sempre manteve também um papel atuante na condução da vida espiritual da comunidade, principalmente a da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores.

 

Em 19 de fevereiro do ano passado, Dona Salime, como era carinhosamente chamada por todos, visitou e conversou longamente com o prefeito Leitinho. Na ocasião, destacou a importância da vacinação para a contenção da pandemia da Covid-19 – tendo sido ela mesma uma das primeiras novaodessenses vacinadas contra o coronavírus, aos 91 anos.


CONHEÇA MAIS

 

Salime Abdo chegou a Nova Odessa em 1951, onde morava com suas irmãs Nabia e Maiba, para cursar Pedagogia na PUC Campinas.

 

Tão logo terminou a Faculdade de Educação, começou a dar aulas de Sociologia, Práticas Escolares e Administração Educacional para o curso de Magistério no então Colégio Estadual de Americana.

 

Foi diretora de escola em Torrinha, depois Cordeirópolis e, a partir de 1966, se tornou diretora do Ginásio Estadual de Nova Odessa, depois EE Dr João Thienne, onde permaneceu por 20 anos. Aposentou-se do Magistério em 1983.

 

Recebeu o título de cidadã novaodessense em 1957, quando o então distrito de Campinas iniciou sua campanha pela emancipação – sendo escolhida datilógrafa da comissão de lideranças locais que lutou e conseguiu a elevação a município.

 

A partir de 1989, foi a responsável pelo processo de municipalização da Educação Fundamental pela Prefeitura da cidade e, entre 2005 e 2012, foi vice-prefeita (e chefe de Gabinete) por dois mandatos consecutivos, ao lado do ex-prefeito Manoel Samartin.

 

“Resumindo: comecei como escriturária, professora primária, professora secundária, diretora de escola estadual, coordenadora municipal de Educação, vice-prefeita. Como vice-prefeita, fui chefe de Gabinete, presidente do Fundo Social de Solidariedade e supervisora dos diversos conselhos municipais”, resumiu Dona Salime em entrevista à Diretoria de Comunicação da Prefeitura concedida em fevereiro de 2021.


Pesar da Câmara


A Câmara de Nova Odessa manifesta profundo pesar pelo falecimento da ex-prefeita Salime Abdo, aos 92 anos, neste sábado (18/06).

O presidente da Casa, Elvis Ricardo Maurício Garcia,  o Pelé, como representante dos demais vereadores, destacou a importância histórica de “dona Salime”, como era conhecida por todos. “Dona Salime foi uma referência regional como grande defensora da educação. Tenho certeza que, para seus alunos e para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com essa grande mulher, ela será inesquecível, além de ser sempre um motivo de inspiração e motivação”, afirmou.

De acordo com informações divulgadas pela Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa, dona Salime faleceu em decorrência de complicações de uma cirurgia cardíaca. O velório foi realizado no Paço Municipal e o sepultamento aconteceu no início da tarde, no Cemitério Municipal de Nova Odessa.

Dona Salime foi homenageada com as duas maiores honrarias concedidas pelos vereadores do município. O título de cidadã novaodessense, em 1983, e a outorga da medalha de mérito Dr. Carlos José de Arruda Botelho, em 2005.

De acordo com as informações do projeto de Decreto Legislativo de concessão da medalha, Salime Abdo nasceu em Vila Novais, São Paulo, aos 14 de fevereiro de 1930. Formou-se professora primária em 1948. No final de 1951, mudou-se para Nova Odessa, na companhia das irmãs Maíba e Nabia, a fim de iniciarem a carreira do magistério como professoras substitutas. Licenciou-se em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, em 1955, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Dedicou sua vida ao magistério. Como Coordenadora Municipal de Educação, participou da organização de diversos concursos públicos. Elaborou o 1º Estatuto do Magistério Municipal, o Regimento Interno das Escolas Municipais, o Projeto de Instituição do Sistema Municipal de Ensino e o Projeto do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal de Nova Odessa.

Recebeu o título de cidadã novaodessense, entre outros motivos, pela sua participação no processo de emancipação do município, sendo escolhida datilógrafa da comissão de lideranças locais que lutou e conseguiu a elevação do então distrito a município.


A Prefeitura ainda informou que Salime Abdo foi a primeira mulher (e até hoje a única) a assumir a chefia do Executivo de Nova Odessa, no dia 26 de agosto de 2005, aos 75 anos, quando o então prefeito Manoel Samartin viajou ao Exterior por 16 dias para participar de uma feira de negócios.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login