Escola Korú celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com live e encontro com a comunidade

Por Roberto 27/06/2022 - 18:59 hs

Escola Korú celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com live e encontro com a comunidade
Escola Korú promove debate sobre diversidade e inclusão


Eventos acontecem no dia 28/06 e propõem mais diversidade e inclusão

Na Escola Korú, as ações de Diversidade & Inclusão são protagonistas, seja na formação de profissionais ou transformações nas empresas para um ambiente mais seguro, diverso e com oportunidades para todos. Não seria diferente no Dia do Orgulho LGBTQIA+. A data celebrada no dia 28 de junho ganha um evento presencial e outro virtual onde todos são convidados.

Na terça-feira, 28, às 19h, a Escola Korú acolhe o público no DeGê Bar, localizado na rua Serafim Piazon, 74, Vila Joaquim Inacio – Campinas. Na ocasião, acontece um papo interativo e descontraído, levantando assuntos sobre diversidade e inclusão, além de tirar todas as dúvidas sobre os cursos mais quentes do mercado, Marketing digital, Engenharia de dados e Produtos Digitais. Os participantes ganham bolsas de 75% para fazer os cursos.


No mesmo dia, também às 19h, a Korú realiza uma live em seu perfil no Instagram @escolakoru. A convidada é Suzy Santos, presidenta da ONG Casa Sem Preconceitos, que fala sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+, a importância da data para toda a comunidade, seu significado e conscientização sobre o tema. Além disso, o público vai conferir quais ações devem ser tomadas para que essas pessoas tenham mais oportunidades.

D&I com a Korú

As empresas querem e precisam ser mais diversas, igualitárias e inclusivas. Muitas não sabem por onde começar, outras não estão acertando. Por isso, a startup Korú oferece consultoria gratuita para as organizações que querem - e precisam - dessa transformação. Todas as empresas que fazem parceria com a Korú para profissionalizar pessoas na área de tecnologia ganham a consultoria em D&I.

Quem está à frente desse trabalho é um dos sócios, Caio Zaio, que é referência em diversidade e inclusão no país, sendo Consultor de D&I na Weme, Ex-Head de D&I na Ambev Latam e Diretor de Diversifade e Inclusão na Korú. A orientação oferecida contribui para que as mudanças organizacionais ocorram em todos os âmbitos da instituição e não apenas em recrutamento. São realizados cursos, suporte na construção de metas em D&I, formação de profissionais na área, coleta de dados, orientação para programas afirmativos e suporte na elaboração de políticas inclusivas.

Com a inauguração do nanohub da Korú em Campinas (SP), novas ações neste sentido ganham força. A startup ofereceu bolsas integrais de seus cursos a pessoas negras, LGBTQUI+ e mulheres e tem realizado imersões gratuitas e presenciais de D&I para todas as empresas da região que quiserem participar e aprender sobre comunicação não violenta, liderança inclusiva, vieses inconscientes e muitos outros temas. Outras opções também estarão disponíveis focadas em Carreiras, como forma de desmistificar as profissões de tecnologia, e também voltadas para RH e seus principais produtos. Os cursos e imersões fazem parte da ação "Korú de portas abertas"  e as inscrições estarão disponíveis em breve no site da startup www.escolakoru.com.br

O negócio da Korú permite que as empresas participem ativamente da formação de profissionais e aumentam a empregabilidade, além de capacitar pessoas para as profissões com maior demanda no Brasil. Na visão dos sócios, é impossível falar de acesso às oportunidades e geração de emprego e renda sem inclusão. “Sempre que observamos quem são as pessoas que estão buscando por um emprego ou renda, nos deparamos com a grande maioria dessas pessoas pertencentes a grupos mais vulnerabilizados da nossa sociedade, como: mulheres, pessoas pretas, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Então é impossível falar de geração de emprego e renda sem falar sobre diversidade e inclusão. Além disso, nós formamos alunos e alunas que vão ingressar no mercado de trabalho, mas precisamos também fazer nosso papel para garantir que os lugares que vão receber nossos estudantes sejam lugares inclusivos e acolhedores, por isso o nosso trabalho de letramento em diversidade e inclusão com as empresas parceiras”, explica Caio Zaio, cofundador da Korú.

A Escola Korú trabalha em conjunto com empresas para que pessoas que ficam à margem das oportunidades sejam de fato incluídas. O modelo privilegia o acesso à educação e ao mercado de trabalho de pessoas de baixa renda, pessoas negras, mulheres e população LGBTQIA+. Para acelerar este movimento, a escola firmou uma parceria com a Ciclo, empresa especializada em identificar talentos diversos, para atuar em conjunto na captação de alunos e conexão destes com o mercado.


Tanto a consultoria quanto os cursos contribuem para resolver um grave problema encontrado no Brasil. Embora as empresas entendam a importância e os benefícios, apenas 37% das empresas têm orçamentos para diversidade e inclusão. É o que mostrou a pesquisa feita pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, com 250 empresas no país, de diversos setores. 

Serviço

Escola Korú

Dia do Orgulho LGBTQIA+

28 de junho, às 19h

Encontro com a comunidade LGBTQIA+

Local: DeGê Bar - rua Serafim Piazon, 74, Vila Joaquim Inacio – Campinas

Live com Suzy Santos, presidenta da ONG Casa Sem Preconceitos

Local: Instagram da Korú @escolakoru - https://www.instagram.com/escolakoru/