Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com 25 restaurantes Chefs Campinas volta a ocupar a Praça Carlos Gomes com o melhor da gastronomia


Com 25 restaurantes Chefs Campinas volta a ocupar a Praça Carlos Gomes com o melhor da gastronomia Tannur Manakishi de Zaatar


Evento no próximo dia 10 de julho retorna ao formato presencial e faz parte das comemorações de aniversário da cidade

Campinas, julho de 2022 – O Chefs Campinas, um dos mais tradicionais eventos gastronômicos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), realizado pelo Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau – CRC&VB - e pela Prefeitura Municipal de Campinas, está de volta em formato 100% presencial. Com 25 restaurantes participantes, a nona edição do festival acontece no próximo domingo, 10 de julho, na Praça Carlos Gomes. Cerca de 20 mil pessoas devem passar pelo local, segundo estimativa da organização, para degustar pratos diversificados e aproveitar a programação musical e cultural, além do lazer.

O Chefs Campinas está inserido no calendário anual de eventos e é uma das atividades comemorativas do aniversário de 248 anos de Campinas. A programação gastronômica e cultural terá início às 10h e se estenderá até às 17h do próximo domingo. No dia, as 25 operações, de variados estilos gastronômicos, vão oferecer seus menus com valores de até R$ 30,00.

O evento também terá seu lado social. Neste ano, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira levará para a Praça Carlos Gomes sua produção de hortaliças e legumes orgânicos, além de pratos produzidos pelo restaurante da instituição. O Armazém das Oficinas contempla uma loja própria, localizada dentro da sede do Cândido Ferreira, onde também estão localizados a horta orgânica, o restaurante e o buffet.

As atividades das oficinas de trabalho e geração de renda começaram há 29 anos com o cultivo de uma pequena horta fora da sede do Cândido Ferreira. No início, uma moradora vizinha propôs que usassem o terreno visando a limpeza e preservação. Proposta aceita, os primeiros resultados relacionados a melhorias dos usuários, que nesse período ainda ficavam internados no então hospital, começaram a chamar a atenção para uma forma alternativa de tratamento. A horta passou então a ser cultivada dentro da sede do Cândido Ferreira e desde seu início o cultivo sem defensivos químicos e sem adubos industrializados foi adotado, visando o bem-estar dos trabalhadores.

 

Outra novidade para esta edição é a escolha de Andreia Pimentel, especializada em cozinhas exóticas e atualmente com um quadro de gastronomia no programa da Eliana, do SBT, como Chef Embaixador Chefs Campinas. “A Andreia sempre foi nossa parceira, sempre contribuindo para o crescimento e o fortalecimento do evento”, completa Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB.

RETOMADA

O presidente do CRC&VB destaca que a alegria de retomar um evento 100% presencial, depois de dois anos ausente da praça que simboliza a cidade de Campinas. “Mais uma vez voltamos a comemorar o aniversário de Campinas em grande estilo com a realização deste evento que proporciona momentos de descontração e lazer para as famílias, ao mesmo tempo que facilita o acesso da população à alta gastronomia com valores reduzidos e incentiva a ocupação dos espaços públicos da cidade”.

“Apesar do momento difícil pelo qual passa os restaurantes, com falta de mão de obra decorrente da retomada das festas e eventos, conseguimos reunir um número expressivo de restaurantes de Campinas para este ano”, lembra ele.

Costa explica que nesta edição, até pelo problema com a falta de mão de obra, a organização decidiu trazer duas importantes instituições para o Chefs do Futuro. O IGA e IFBG, antigos parceiros do festival, estarão presentes com operações, nas quais os alunos estarão ajudando no preparo dos cardápios. “Achamos importante essa iniciativa para inserir os futuros chefs desde cedo no mercado que escolheram,”

O presidente do CRC&VB lembra que o objetivo da entidade é o de promover a cidade como atrativo turístico, o centro da cidade e as praças. A ocupação das praças pela população faz com que estes equipamentos sejam melhorados e as pessoas também tomem cuidado com esta questão. “É uma preocupação nossa, além da gastronomia, fazer a ocupação das praças, para que a população possa frequentar estes equipamentos e que eles voltem a ter vida e ser um ponto de convivência e integração”, pontua.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, ressalta que é um prazer imenso retomar este evento que virou tradição e usa um dos patrimônios de Campinas, que é a Praça Carlos Gomes, agregando ao local uma atividade gastronômica que é uma marca da cidade, que é considerada uma excelência em todo o país.

“Estamos muito felizes em retomar este festival, após dois anos, em grande estilo, com uma programação cultural que a gente separou com muito carinho, e a participação dos melhores chefs da cidade”, comenta a Secretária. “E sabemos que vai ser um grande sucesso o Chefs Campinas.”

PROGRAMAÇÃO CULTURAL E MUSICAL

Quem passar pela praça no próximo domingo, além de saborear as comidas, também terá a oportunidade de acompanhar uma agenda cultura e musical. Dentre as programações musicais já confirmadas, estão: grupo Sambadona, Baby Whales e Folksons. Também haverá uma apresentação circense da Familia Burg.

O Chefs Campinas – nomenclatura adotada desde 2018 – é uma realização do Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau) e da Prefeitura Municipal de Campinas. A ação tem patrocínio da Brahma.

Participarão desta edição as operações Antonello Bistrô, Armazém Cambuí, Armazém das Oficinas – Restaurante, Bar Américo, Boteco Vidottinho, Bronco Burger, Candreva Bar, Casa Peruana, Die Oma Backerei, Estação Marupiara, Gelateia Pallure, Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia (IFBG), IGA Escola de Gastronomia e Confeitaria, John 85, Kansas BBQ, Macaxeira Campinas,  Machuchos & Co, Original Cheesecake, Outback Steakhouse, Prime Italian, Raízes Zen, Sousas Craft Beer, Sulinas Parrila Restaurante, Tannur Lebanese e Zurdos BBQ.

Cada restaurante terá sua própria operação de pagamento, sendo que todos aceitam cartões de crédito e débito. As barracas de bebida terão um caixa central e caixas volantes.

SERVIÇO

Chefs Campinas

Data: 10 de julho

Horário: domingo, das 10h às 17h

Local: Praça Carlos Gomes, no Centro de Campinas

Sobre o Visite Campinas (Campinas e Região Convention & Visitors Bureau)

Fundado no ano 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, conhecido também pelo slogan Visite Campinas, tem como principal objetivo fomentar o Turismo de Negócios na Região Metropolitana de Campinas, além de promover e divulgar o destino, oferecendo informações atualizadas, reunindo empresas, fortalecendo relações e contribuindo diretamente para o segmento turístico e para toda a cadeia produtiva da região. O Visite Campinas investe em relacionamento e oportunidades. Para promover os atrativos turísticos da região, em parceria com seus associados, participa das principais feiras e exposições do trade turístico.

PARTICIPANTES E SEUS CARDÁPIOS

 

ANTONELLO BISTRÔ

Paella Caipira

Cannoli
Sabores:Creme de baunilha,Doce de leite ,Brigadeiro gourmet

ARMAZÉM CAMBUÍ

Lanche Emílio Ribas
Pernil desfiado, queijo muçarela argentina derretida, vinagrete e maionese.

ARMAZÉM DAS OFICINAS- RESTAURANTE

Escondidinho
Recheios: frango, grão de bico ou mandioca com costela

Quiche com salada orgânica
Sabores: Alho poró ou Lorraine

BAR AMÉRICO

Burger na Parrilla com crispys de cebola e maionese de bacon mergulhado no creme de cheddar

Torresmo de Rolo coberto com queijo gratinado e chimichurri defumado do chef

BOTECO VIDOTTINHO

Costelinha do Rey
Costelinha especial desfiada ao molho barbecue da casa, provolone, bacon, tomate e rúcula

Coxinhas
Xororó
Frango com catupiry
Berra Vaca
Costela com queijo meia cura
Lagoa do Taquaral
Brócolis com muçarela

BRONCO BURGER

Cheese Bronco
Pão, burger de costela na churrasqueira, queijo prato da fazenda Atalaia, e maionese caseira

CANDREVA BAR

Risoto de alho poró com tiras de Alcatra

Torresmo pururuca

CASA PERUANA

Ceviche Clássico
Ceviche original peruano a base de peixe branco fresco, cebola roxa, pimentas e um toque de coentro . Marinado com leite de tigre especial da casa e limão.Acompanha batata doce cozida na laranja e milho torrado peruano.

Causa Limenha
Batata amassada e temperada com pimentas e limão. Recheada com abacate , ovo, azeitona e frango desfiado, maionese e molho huancaina

DIE OMA BÄCKEREI

Hot dog Alemão
Salsichão Schüblig Berna no pão tradicional de fécula de batata e catchup com curry

Salsichão Schüblig - O autêntico Alemão
Acompanha salada de batata com mostarda Berna

Apfelstrudel

Schaimrollen
Rolinho de massa folheada assado recheado com nuvem de doce de leite

Bolo Oma

ESTAÇÃO MARUPIARA

Risoto de Camarão

Polenta italiana com ragu de linguiça

Fondue de chocolate com frutas

GELATERIA PALLURE

Gelato no copo ou casquinha Artesanal (até 2 sabores)
Sabores: Chocolate Belga / Morango / Pistache / Paçoca / Nutelina / Doce de Leite

IFBG
INSTITUTO FRANCO-BRASILEIRO DE GASTRONOMIA

Nhoque frito de mandioquinha
Recheado com queijo sob bolonhesa de peito bovino, salsa de cebolas e pesto de manjericão

Sorvete de Baunilha com Lavanda
Preparado no Nitrogênio

Cookie Recheado com Nutella

IGA ESCOLA DE GASTRONOMIA E CONFEITARIA

Rigatoni á Bolognesa
Receita original de Bologna, aprovada pela Federazione Italiana Cuochi

Rigatoni á Carbonara

Rigatoni ao molho Alfredo

JOHN 85

Pulled pork Sanduíche
Sobre paleta de porco defumada e ao molho barbecue, coleslaw e bacon, no pão de hambúrguer

Brisket acompanhado de coleslaw e batata bolinha

KANSAS BBQ

Smoked Burger
Pão brioche, maionese, hambúrger Angus, queijo cheddar, picles de cebola roxa e molho barbecue

Brisket - O queridinho do Texas
Peito bovino Angus defumado por 10h na lenha, acompanhado de salada de batata americana finalizada com crispy de bacon

Pork Ribs
Defumada por 8h, foi eleita a 4ª melhor do Estado de SP em 2019

American Dog
Pão, maionese, salsicha Berna , creme cheddar finalizado com crispy de bacon

Salada de batata americana finalizado com crispy bacon

MACAXEIRA CAMPINAS

Arrumadinho
Carne seca com macaxeira e baião de dois

Dadinho de Tapioca

Porção de torresminhos

Bolinho de Abóbora com Carne Seca

Caldo de Mocotó

Macaxeira Chips

MACHUCHOS & CO

Paleta Sabores diversos

Brigadeiro Gourmet 140grs

Grand Machuchos

Vulcão de Sorvete

ORIGINAL CHEESECAKE

Cheesecake de Frutas Vermelhas

Cheesecake de Brigadeiro Belga

Três Chocolates
Cheesecake de chocolate branco, ao leite e meio amargo com cobertura trufada de chocolate

Brownie S’Mores
Brownie coberto com chocolate meio amargo e marshmallows tostados.

OUTBACK

Junior Ribs

Porção de Fritas

PRIME ITALIAN

Porção de Arancini
Bolinho de risoto com tomate seco e muçarela empanado e frito

Ravioli Prime
Massa de espinafre recheado com muçarela de búfala regados ao molho concassê

Ravioli Prime com Polpetone

Risoto de Camarão com Limão Siciliano

Prime Gâteau
Gâteau de chocolate com sorvete Magnum a sua escolha, raspas de chocolate branco, morangos picados e calda de Chocolate

RAIZES ZEN

Burguer Zen
Pão integral orgânico, hambúrguer de ervilha com quinoa ou defumado de grãos, queijo muçarela ou de castanha de caju, molho, alface e tomate

Estrogonofe de frango vegetal com pupunha
Acompanha arroz integral orgânico e batata palha

Espaguete de pupunha
com molho de castanha de caju e espinafre

Brownie de Chocolate Meio Amargo

SOUSAS CRAFT BEER

Bolinho de Bacalhau do Chef Aroldo
Com mix de pimentas portuguesa douradas no azeite e anéis de cebola empanados

Camarão de Laguna
Temperado com pimenta do reino e limão siciliano ao molho de especiarias. Acompanha anéis de cebola empanados

SULINA PARRILA RESTAURANTE

Denver Steak
Corte tradicional de Angus marmorizado, acompanhado de farofa crocante e molho chimichurri

Assado de Tira Argentino
Corte da costela do dianteiro, preparado com sal de parrilla acompanhado de farofa crocantes e molho chimichurri.

Mignon de Cordeiro
Tenro corte de Cordeiro, grelhado na parrilla, apenas com sal de parrila, acompanhado de ferofa crocante e molho de hortelã

TANNUR LEBANESE

Kebab de frango

Kebab grego

ZURDO'S BBQ

Brisket defumado com Mac and cheese

Copa lombo BBQ com Mac and cheese

Mac and cheese com bacon




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login