Nova Odessa cria 1.321 novos empregos com carteira assinada em 12 meses

Por Roberto 03/08/2022 - 10:15 hs

Nova Odessa cria 1.321 novos empregos com carteira assinada em 12 meses
Primeiro Feirão do Emprego de Nova Odessa


 

Cidade teve em junho o 5º melhor resultado mensal dentre os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas

 

 

O setor produtivo de Nova Odessa – formado por todas as indústrias, comércios, prestadores de serviço, agronegócios e Poder Público da cidade – gerou 361 novas vagas de emprego com carteira assinada em junho de 2022, o melhor resultado mensal do ano até agora. Com o resultado do “mês 6”, o acumulado do ano subiu para 461 novos empregos formais criados em 2022 na cidade.



 

Nos últimos 12 meses, o resultado é ainda melhor: foram 1.321 novos empregos com carteira criados em Nova Odessa – uma variação positiva de 6,33% no mercado de trabalho formal na cidade. Este é o balanço da mais recente estatística oficial disponibilizada pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho), divulgada nesta semana.

 

A quantidade de empregos formais criada ou perdida em determinado período é o resultado do total de admissões de trabalhadores no mesmo espaço de tempo, menos o total de demissões. O total de demissões e admissões costuma demonstrar a “temperatura” do mercado de trabalho local, pois estes números tendem a crescer conforma a Economia melhora.



 

Em junho, por exemplo, a Economia novaodessense demitiu 900 trabalhadores, mas contratou muito mais: 1.261 trabalhadores. No ano, já com os resultados "ajustados" dos meses anteriores, foram 6.091 demissões, mas um número maior de contratações: 6.552. Nos últimos 12 meses (outro resultado divulgado mensalmente pelo Novo Caged), foram 11.520 demissões, mas 12.841 admissões.

 

“O resultado do emprego em junho mostra que nossas empresas e comércios voltaram a contratar igual antes da pandemia. A geração de empregos é muito importante para qualquer cidade, porque o emprego é o melhor programa social que existe. E os empresários sabem que agora podem contar com o apoio da Prefeitura para crescerem, investirem e contratarem mais trabalhadores”, ressaltou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, ao comentar os resultados do Novo Caged.

 

“Essa melhora no emprego é resultado do trabalho permanente da gestão do prefeito Leitinho, através da Secretaria de Desenvolvimento – seja incentivando o consumo no Comércio local, seja identificando as necessidades das empresas, a atração de novos estabelecimentos e indústrias, mas principalmente concentrando esforços na questão social, gerando emprego e renda na cidade. O 1⁰ Feirão do Emprego, inclusive, teve esse objetivo, de aproximar quem precisa contratar das pessoas que precisam trabalhar”, completou o titular da pasta, Rafael Brocchi.



 

5º MELHOR SALDO

 

Segundo a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), que acompanha o resultado do Novo Caged mensalmente nas 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), o resultado de junho de Nova Odessa foi o 5º melhor da metrópole, ficando atrás apenas de cidades maiores, como Campinas (com saldo mensal de 1.947 vagas), Paulínia (533) e Hortolândia (438), além de Itatiba (431). Apenas duas cidades fecharam com saldo de vagas negativo (Holambra e Santo Antonio de Posse).

 

Em junho, foram gerados 4.793 postos de trabalho na Região Metropolitana de Campinas como um todo. Em nível nacional, segundo o Novo Caged, o emprego formal com carteira assinada, em junho de 2022, apresentou um saldo positivo de 277.944 postos de trabalho, decorrente de 1.898.876 admissões e de 1.620.932 demissões. Saiba mais em http://pdet.mte.gov.br/novo-caged.