Seja bem vindo
Santa Bárbara,18/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Homem de 54 anos é o primeiro caso de varíola dos macacos em Nova Odessa


Homem de 54 anos é o primeiro caso de varíola dos macacos em Nova Odessa Secretaria Estadual da Saúde confirmou 1º caso de varíola na cidade


A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na última terça-feira (16/08) o 1º caso positivo para Monkeypox (doença erroneamente conhecida como “varíola dos macacos” apesar de não ser transmitida ao homem por estes animais) em um morador de Nova Odessa. Até aquela data, o Estado como um todo já registrava 2.103 casos confirmados da Monkeypox. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 54 anos, que passou por atendimento e coleta de material para exames em Sumaré.


 

A Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa recebeu apenas nesta terça-feira o relatório do GVE (Grupo Estadual de Vigilância Epidemiológica) sobre o caso, o primeiro paciente da cidade que testou positivo para Monkeypox. Segundo o órgão, ele passa bem, segue em isolamento domiciliar e passa por acompanhamento diário pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa.


 

A Secretaria Estadual ressaltou em nota que “o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”.

 

A pasta também divulgou uma lista de medidas de prevenção contra a contaminação pelo vírus da Monkeypox (ou MPX). Entre elas: evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença; promover a higienização das mãos com água e sabão e uso de álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais; e usar máscaras, protegendo contra gotículas e saliva, entre casos confirmados e contactantes.


 

SINTOMAS

 

O principal sintoma da Monkeypox é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus. Mas alista traz também: caroços no pescoço, axilas e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; e dores musculares.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, qualquer pessoa que apresentes estes sintomas deve procurar uma Unidade de Saúde para passar por atendimento médico. Esse atendimento pode ser prestado tanto no Pronto Socorro 24h do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), no Bosque dos Cedros, quando no Pronto Atendimento 12h do Jardim Alvorada e Região – ou mesmo em uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) presentes em todas as regiões da cidade.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login