Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Semana da Educação de Americana reúne nomes de destaque nacional


Semana da Educação de Americana reúne nomes de destaque nacional Semana da Educação acontece no Teatro Municipal

A 30ª Semana da Educação de Americana foi aberta nesta segunda-feira (17) pelo prefeito Chico Sardelli, pelo vice-prefeito Odir Demarchi, pelo secretário de Educação, Vinicius Ghizini e pela secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, com a presença de grandes nomes da literatura, da música e da educação nacional no Teatro Municipal Lulu Benencase. Participaram do evento o escritor Manuel Filho, autor de mais de 80 livros; o escritor e compositor Gabriel O Pensador e o ator Luciano Szafir, representante do Programa Educacional Planeta Leitura da Editora Melhoramentos, que publica os livros adotados pela Secretaria de Educação de Americana. 



Com o tema "O pulsar das relações no ambiente escolar", a 30ª Semana da Educação vai debater, até quarta-feira (19), as responsabilidades individuais e coletivas na construção de uma escola acolhedora e com ambiente escolar sadio e funcional. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, com atividades educativas e culturais realizadas no Teatro Municipal e através do Canal Educa Americana no YouTube, com a presença on-line de pais e responsáveis pelos alunos. Profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental integrantes da rede municipal de Educação são o público principal dos encontros, realizados com o objetivo de contribuir para a formação e qualificação profissional.


“Vocês são todos muito importantes para nós. Uma nação, um estado, uma cidade se constrói através da Educação. Eu acredito nisso e, para que isso aconteça, precisamos ter esses profissionais felizes e preparados para ensinar nossas crianças, adolescentes e jovens. Estou muito feliz de estar aqui parabenizando os profissionais da Educação”, discursou o prefeito Chico Sardelli, citando a construção do futuro Complexo de Capacitação da Educação para centralizar o desenvolvimento das políticas públicas educacionais em Americana.

Há quase uma década a Semana da Educação não era realizada de forma presencial.

“A Semana da Educação voltou presencial e em grande estilo, à altura do que a nossa rede merece, à altura do que a rede construiu e à altura do reconhecimento que nossa rede conquistou com seu trabalho de qualidade”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, destacando demais ações da administração municipal para a valorização dos profissionais, como os investimentos em infraestrutura nas escolas, o pagamento do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal e a equiparação da remuneração dos professores ao Piso Nacional, entre outras.

O escritor Manuel Filho falou aos educadores sobre a importância das bibliotecas públicas na formação dos cidadãos, com a palestra "As muitas histórias de um livro". 

"Na minha casa não tinha livro, na minha escola não tinha livro, mas do outro lado da rua da escola tinha uma biblioteca, onde aprendi o que era literatura, música e teatro", disse.

Em sua apresentação, o escritor recomendou a leitura de clássicos como Quincas Borba, de Machado de Assis, Os Lusíadas, de Luís de Camões e Rei Lear, de William Shakespeare.


Já o artista Gabriel O Pensador, autor de três livros infantis, falou sobre o tema "Incentivo à leitura e à música - transformando a vida das pessoas". 

"Passei por muitas escolas na minha vida e tive a sorte e o prazer de conhecer métodos e estilos de escolas diferentes. Vi como é talento e vocação o trabalho de vocês. Além da capacidade de passar o conteúdo escolar obrigatório, a presença de professor tem um papel muito mais importante que isso, que é o acolhimento", disse.

O Pensador também recitou poemas próprios e contou histórias de sua carreira, como a primeira vez em que recitou a letra de "Retrato de um Playboy", ainda em desenvolvimento.

Às 19h, acontece a live Planeta Leitura com Luciano Szafir (ator/apresentador), Sandro Lopes (CEO da LJS), Rubens Lampelotti (diretor de Negócios da LJS), Luciana Santana (pedagoga da Coleção Planeta Leitura) e Manuel Filho (autor/escritor), com o tema “A formação do leitor fluente e a prática da leitura na rotina familiar”.

O presidente da Câmara, vereador Thiago Martins, compôs a mesa de autoridades durante a cerimônia de abertura, representando o Legislativo municipal.

O encontro contou ainda com a presença dos secretários municipais Allisson Roberto (Comunicação e Tecnologia da Informação), Diego Guidolin (Planejamento), Hugo Troly (Negócios Jurídicos), Luiz Carlos Cezaretto (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Marcia Gonzaga Faria (Cultura e Turismo); do presidente da Fundação de Saúde de Americana (Fusame), Fábio Beretta Rossi e dos vereadores Silvio Dourado, Fernando da Farmácia e Professora Juliana.

Na terça-feira (18), as atividades da Semana da Educação continuam às 19h, no Teatro Municipal, com a programação cultural conduzida pelo compositor, poeta e professor Renan Inquérito e pelo cantor, compositor e ator Fernando Anitelli, criador do projeto O Teatro Mágico, com o tema “Parada poética”.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login