Seja bem vindo
Santa Bárbara,19/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Igreja diocesana celebra a ordenação diaconal do seminarista Mateus


Igreja diocesana celebra a ordenação diaconal do seminarista Mateus Com a imposição de Dom Fernando, Mateus é ordenado diácono

 


Ordenação presbiteral está marcada para 2 de julho, às 15h, na Catedral Santo Antônio.


 


 


A Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, em Capivari, ficou pequena para a missa solene de ordenação diaconal de Mateus Kerches Nicolucci. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e concelebrada por diversos padres da nossa Igreja Particular e de outras dioceses, e ocorreu às 15h, no dia 12 de fevereiro de 2017. A missa contou ainda com a presença de diáconos permanentes, seminaristas, familiares de Mateus e um grande número de fiéis da comunidade e de várias paróquias da diocese onde Mateus desenvolveu trabalhos pastorais no período em que esteve em formação como seminarista.


Composta de vários ritos que expressam a entrega do ordenando a Jesus Cristo e à Igreja, a celebração foi marcada de muita emoção. Já na procissão de entrada, Mateus, acompanhado de seus pais, Mário Jomar Nicolucci Junior e Márcia Aparecida Kerches de Oliveira Nicolucci, estava visivelmente emocionado.


Durante a celebração, Mateus foi chamado à frente da comunidade e apresentado ao bispo pelo reitor do Seminário Teológico São José, padre Antônio César Maciel Mota. Após a homilia, o seminarista manifestou perante o povo de Deus a sua livre vontade em assumir o ministério do diaconado. Em seguida, já prostrado ao chão, cantou-se a Ladainha – momento em que o bispo, o clero e todos os fiéis rogam a Deus “que derrame com bondade a sua bênção sobre este servo” –, logo após foi feita a imposição das mãos e a prece de ordenação pelo bispo, a qual pede a Deus que “envie sobre ele, o Espírito Santo que o fortaleça com os sete dons da vossa graça, a fim de exercerem com fidelidade o seu ministério”. Ainda como parte do ritual, o diácono foi revestido de estola e a dalmática (vestes próprias do ministério), recebeu o Livro dos Evangelhos das mãos do bispo, o abraço da paz e acolhida do clero ao novo diácono diocesano.


Na homilia, Dom Fernando dirigindo-se especialmente ao ordenando, lembrou que servir ao Senhor e a seu Reino é um grande desafio a todos nós batizados, que se torna muito maior para aqueles que decidiram seguir em plenitude o serviço por meio do ministério diaconal e presbiteral. “Rogo ao Senhor que o seu ministério diaconal te fortaleça ainda mais neste caminho até o início do seu presbiterado”, disse Dom Fernando.


No final da celebração, muito emocionado, Mateus agradeceu a todos que o acolheram nos oito anos de sua formação, às paróquias, às pastorais, ao clero e principalmente aos amigos e familiares que sempre rezaram e o apoiaram na caminhada pelo discernimento vocacional. “Agradeço muito aos meus pais, Mário e Márcia por todo carinho e respeito à minha vocação em seguir ao Cristo. Sou grato por tudo que vocês fizeram e fazem por mim”, finalizou em lágrimas o diácono Mateus.


 


Como diácono, Mateus Kerches Nicolucci foi designado a realizar trabalho pastoral na Paróquia Sé Catedral Santo Antônio, em Piracicaba. Mateus exercerá ainda a função de mestre de cerimônias e será articulador da Comissão Liturgia, Ministérios e Vida Consagrada e coordenador diocesano da Pastoral Litúrgica. Sua ordenação presbiteral está marcada para 2 de julho, às 15h, na Sé Catedral Santo Antônio, em celebração solene presidida por Dom Fernando Mason. 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login