Seja bem vindo
Santa Bárbara,27/05/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Ana Perugini visita HC da Unicamp e avalia medidas para melhorar saúde na região de Campinas


Ana Perugini visita HC da Unicamp e avalia medidas para melhorar saúde na região de Campinas Deputada Ana Perugini visita HC da Unicamp


Deputada se reúne com superintendente do hospital e coordenadores do Departamento de Enfermagem, que capacitaram 32 profissionais de enfermagem de Hortolândia em março


A deputada estadual Ana Perugini (PT) visitou o Hospital de Clínicas da Unicamp, na semana passada, para conhecer as demandas da unidade que é referência no atendimento de casos de alta complexidade para mais de 6,5 milhões de pessoas em 86 municípios do interior paulista, além de usuários de outros estados.




Durante a visita, feita a convite da superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, a parlamentar ouviu profissionais sobre o volume de procedimentos realizados com intermediação do sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, e agradeceu ao Departamento de Enfermagem pela capacitação de 32 profissionais de enfermagem de Hortolândia.


“Além de ser fundamental na estrutura de atendimento do SUS, por meio do HC e do Hospital da Mulher, o Caism, a Unicamp é um centro de produção e compartilhamento de conhecimento que contribui muito para a formação de profissionais, para que as redes municipais de saúde possam atender os pacientes com mais qualidade”, avaliou a deputada, após encontro na Superintendência do HC.



Vestibular FAM

Em três mandatos como deputada, dois como estadual (2007-2010 e 2011-2014) e um como federal (2015-2019), Ana Perugini destinou mais de R$ 3 milhões para investimentos em custeio e equipamentos para o Caism e o Hospital de Clínicas da Unicamp.

“Hospitais como o Caism e o HC vão sempre precisar de recursos, principalmente para investimento em profissionais. Nós precisamos avaliar, com essa regionalização, como nós podemos ajudar mais. Por isso, estamos conversando com a doutora Elaine, do Hospital de Clínicas da Unicamp, e com secretários municipais de Saúde, para que a gente consiga resolver o problema da região de Campinas em relação à saúde”, explicou a parlamentar.





CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS

A capacitação de profissionais de enfermagem de Hortolândia ocorreu no dia 30 de março, no HC da Unicamp. Eles receberam treinamento teórico e prático sobre a manipulação e manutenção adequada do cateter central de inserção periférica (sigla PICC, em inglês) para cuidarem de pacientes que necessitam de terapia intravenosa prolongada. 


De acordo com o Departamento de Enfermagem do HC, o PICC é um cateter intravenoso introduzido por meio de uma veia superficial ou profunda do braço e que se estende para uma veia maior que leva ao coração. Através do cateter, são administrados medicamentos, nutrientes e hemoderivados por longo período. O uso pode ocorrer em casa ou numa unidade básica de saúde, facilitando a continuação da terapia dos pacientes.




O treinamento foi liderado pela enfermeira Ana Gadanhoto, responsável pelo GCATI (Grupo de Catéter Venoso de Terapia Infusional), e pela equipe do Serviço de Educação Continuada do Departamento de Enfermagem. Os enfermeiros da rede pública de saúde de Hortolândia também receberam outras informações que favorecem o atendimento domiciliar e a alta segura do paciente com PICC.


A ação faz parte do Planejamento Estratégico do HC até 2026, com foco em profissionais de saúde das 42 cidades da DRS-7 (Diretoria Regional de Saúde de Campinas).

MORADIA ESTUDANTIL

Após o encontro com a superintendente e profissionais do HC da Unicamp, a deputada Ana Perugini se reuniu com professores na PRG (Pró-Reitoria de Graduação) para tratar de medidas para melhorar e ampliar a moradia estudantil e aumentar a efetividade dos programas de inclusão desenvolvidos pela universidade.

Participaram da reunião os professores Sávio Cavalcante, da PRG; Silvia Santiago, da DeDH (Diretoria Executiva de Direitos Humanos); Gilberto Alexandre Sobrinho, professor do Instituto de Artes e assessor docente da DeDH; e Chantal Medaets, da CAIAPI (Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas).


SISTEMA CROSS

A deputada estadual Ana Perugini lança, no próximo dia 23, a Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS. O colegiado, criado a partir da adesão de 43 dos 94 parlamentares da Assembleia Legislativa, vai avaliar medidas para melhorar a eficiência e a transparência da ferramenta usada pela Secretaria Estadual de Saúde para distribuição de consultas, exames e cirurgias no Estado de São Paulo. O evento será realizado a partir das 14h, no Plenarinho da Câmara de Campinas.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login