Seja bem vindo
Santa Bárbara,05/12/2023

  • A +
  • A -
Publicidade

Novembro Azul: Prefeitura de Nova Odessa promove dia 23 ação de prevenção à Saúde Masculina

Fonte: Redação
Novembro Azul: Prefeitura de Nova Odessa promove dia 23 ação de prevenção à Saúde Masculina Palestra sobre Novembro Azul em Nova Odessa


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa promove nesta quinta-feira, dia 23, dentro da programação da Campanha “Novembro Azul”, uma ação especial de “Promoção e Prevenção à Saúde Masculina”. Os atendimentos gratuitos em Saúde acontecem das 8h às 12h, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Manoel e região, localizada na Rua Sigesmundo Andermann, nº 731.

 

Além de palestras com o médico Herman Gustavo Benavides Del Rio sobre a prevenção, cuidados e perigos do câncer de próstata, o “dia de cuidados” reserva ainda diversos serviços gratuitos aos homens presentes, incluindo os pedidos de exames do tipo PSA (Antígeno Prostático Específico), utilizados para diagnosticar precocemente o câncer de próstata em homens antes mesmo que eles apresentem sintomas.

 

“Este evento de prevenção, diagnóstico precoce e cuidados com o câncer de próstata é parte das ações da Prefeitura de Nova Odessa neste mês, quando intensificamos as atividades do Movimento Novembro Azul. Também estamos preparando um mutirão de atendimentos à população masculina, no Ambulatório de Especialidades – já que a intenção é prevenir, diagnosticar precocemente e rastrear o câncer, e outras palestras, inclusive para os servidores públicos. E os pedidos de PSA estão sendo entregues antecipadamente nas UBSs para que os homens façam o exame e levem no dia 02 de dezembro, durante o Mutirão do Novembro Azul”, explicou a secretária da pasta, Jaqueline Serrano.



 

O “Novembro Azul” visa conscientizar a população masculina sobre os riscos, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata, além da prevenção à doença. O exame preventivo é fundamental, porque o câncer de próstata é o segundo que mais afeta os homens, mas tem 90% de chance de cura se diagnosticado no início.

 

O Movimento Novembro Azul teve origem no ano de 2003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A iniciativa se espalhou para vários países, chegando ao Brasil em 2008, por meio do Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

 

“O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, e no Brasil, por exemplo, também é o segundo que mais mata (25% dos casos), atrás somente do câncer de pele. Portanto, é fundamental a prevenção e o diagnóstico precoce”, finalizou a secretária Jaqueline.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login