Seja bem vindo
Santa Bárbara,26/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura realiza cerimônia de premiação dos Destaques Ambientais 2023

Fonte: Redação
Prefeitura realiza cerimônia de premiação dos Destaques Ambientais 2023 Destaques Ambientais


A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), realiza a cerimônia de premiação dos "Destaques Ambientais 2023" – Programa Amigos do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (7), às 9h, no Auditório Vermelho da UNISAL “Campus Maria Auxiliadora”, no Parque Universitário. Na ocasião, também será anunciada a final da primeira etapa do Campeonato de Tampinhas "Eu junto você também, todos fazendo o bem", promovido pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

 

Em 2023, foram cerca de 32 mil pessoas impactadas pelas ações presenciais de educação ambiental e 40 mil nas ações digitais. “Foi um ano de muitas realizações e parcerias em prol do meio ambiente. Queremos agradecer o apoio de todos os participantes neste projeto e parabenizar a cada um pelas ações desenvolvidas no município. A gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi se preocupa e investe na educação ambiental. O prêmio é um incentivo para que mais trabalhos possam ser realizados e ampliados na cidade para a melhoria de vida da população e preservação do planeta”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira.

 

O prêmio Destaques Ambientais é um dos projetos criados pela Unidade de Educação Ambiental, Planejamento, Programas e Agricultura da SMA. São premiadas unidades escolares, parceiros, voluntários e personalidades que tiveram destaque ambiental ao longo do ano. A primeira edição do prêmio aconteceu no exercício de 2021.

 

“Sem dúvida, o número de amigos do meio ambiente cresceu na cidade, com parcerias que culminaram em inúmeras ações de educação ambiental, envolvendo e mobilizando a sociedade. O projeto Destaques Ambientais nasceu para coroar este trabalho, com reconhecimento e valorização dos participantes e pela causa em prol do meio ambiente”, diz a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.

 

Premiações

 

Em 2023, serão premiados os campeões da 1ª fase do Campeonato de Tampinhas, Lacres e Blisters, promovido pela APAE com o apoio da Prefeitura, além das escolas vencedoras de arrecadação no mês de novembro, divididas em: 1° lugar da Educação Infantil, 1° lugar do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e 1° lugar da rede estadual de ensino. Os campeões da 1ª fase do campeonato receberão um cheque da SICREDI nas mesmas categorias.

 

A segunda parte do evento será a premiação e homenagem a todos que desenvolveram projetos ou atividades de educação ambiental, em parceria com a Unidade de Educação Ambiental, ou que participaram do campeonato de tampinhas e que auxiliaram no fornecimento de informações e ações para elaboração do relatório encaminhado ao PMVA (Programa Município VerdeAzul).



 

A premiação acontecerá nas seguintes modalidades:

 

- Autoridades amigas do meio ambiente

- Alunos destaques em 2023

- Unidades escolares destaques

- Parceria VerdeAzul, destinados a empresas que foram parceiras e desenvolveram ações em conjunto

- ONGs e OSCIPs

- Associações

- Entidades

- Movimentos

- Amigos do meio ambiente

- Agricultores destaques na produção sustentável de alimentos

- Voluntários ambientais

 

Durante o evento também haverá exposição de trabalhos com reaproveitamento de resíduos promovidos pela rede estadual de ensino, livros de atividades produzidos pela Secretaria de Educação, painéis, mascotes da Unidade de Educação Ambiental, maquetes simuladoras, doação de mudas de árvores, sementes e hortaliças.

 

Avaliação

 

O processo de avaliação para a certificação anual dos Destaques Ambientais, no âmbito do Programa de Educação Ambiental do município, foi regulamentado por meio da Resolução nº 001/2023, que estabeleceu os critérios de participação dos munícipes na implementação da Política Ambiental.

 

“Com o avanço das ações e projetos ambientais promovidos em Americana, na gestão do prefeito Chico Sardelli e Odir Demarchi, foram definidos os critérios nas diferentes modalidades de participações, em consonância com a agenda global do desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas", explica o secretário Fábio.

 

O Programa Amigos do Meio Ambiente de Americana concede certificação aos destaques ambientais do ano em exercício e é norteado pela comprovação de um conjunto de atividades e ações, abrangendo dez diferentes diretivas. Os participantes poderão somar, no máximo, cem pontos, com cada uma das ações valendo dez pontos.




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login