Seja bem vindo
Santa Bárbara,27/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeito Chico entrega revitalização da Casa da Agricultura e Educação Ambiental

Fonte: Redação
Prefeito Chico entrega revitalização da Casa da Agricultura e Educação Ambiental Local foi todo revitalizado


O prefeito Chico Sardelli entregou a revitalização da Casa da Agricultura, sede da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Americana, nesta sexta-feira (22). O espaço ganhou itens de sustentabilidade, pintura em grafite, entre outras benfeitorias que vão contemplar projetos ambientais junto à população. As melhorias foram executadas em parceria com a empresa Papirus Indústria de Papel e outros colaboradores. A entrega fez parte da programação dedicada ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta.

 

“Agradeço à Papirus pela parceria e a todos que colaboraram e não mediram esforços para a realização deste trabalho, que proporcionará a realização de inúmeros projetos de educação ambiental e desenvolvimento de atividades para fomentar a agricultura no município, com a implantação do Centro Educativo Integrado. Temos muito a comemorar neste Dia Mundial da Água, com investimentos no abastecimento, esgoto, educação ambiental e melhorias em todas as áreas. Viva a Água. Viva o Meio Ambiente”, disse o prefeito Chico Sardelli.

 

O local recebeu melhorias na pintura e telhado, itens de sustentabilidade, pintura em grafite educativo, móveis, coletor de resíduos, projetos solar e hidropônico, placas de identificação, meliponário (colmeia de abelhas), horta, paisagismo, entre outras benfeitorias.

 

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato de Oliveira, destacou os projetos realizados e as futuras ações. “O espaço compartilhado proporcionou muitos benefícios para a cidade, como o recadastramento dos horticultores e produtores rurais, apoio para a fundação da Associação de Horticultores, realização de cursos e capacitações, voltados para a agricultura e educação ambiental. Com a revitalização e a criação de novos elementos pretendemos ampliar as ações no município. Agradecemos à Papirus, às secretarias municipais, parceiros e apoiadores que tornaram possível a realização deste projeto”, disse Fábio.

 

Na ocasião, foram comemorados os dois anos de reabertura da Casa da Agricultura. Em março de 2022, o prefeito Chico Sardelli colocou o espaço em funcionamento após 20 anos, visando o desenvolvimento de ações em prol do meio ambiente e da agricultura na cidade. A iniciativa viabilizou todo o processo para a implementação deste segmento no município, junto aos horticultores e produtores rurais.

 

“Com a revitalização entregue, a cidade ganha ainda mais suporte para a realização dos projetos de educação ambiental e de agricultura, que serão promovidos para toda a população. Agradeço a todos pelo empenho, colaboração, carinho e amizade”, disse a diretora de educação ambiental, Planejamento, Projetos e Agricultura, Kátia Birke.

 

Participaram da inauguração os vereadores Thiago Martins, Leco Soares, Lucas Leoncine e Léo da Padaria; o secretário municipal Leon Botão (Comunicação e Tecnologia da Informação); os representantes da Papirus, diretor Antonio Pupim e gerente de Recursos Humanos Andrea Paparotti; o coordenador da Defesa Civil, João Miletta; os secretários adjuntos de Meio Ambiente, Neto Franzatto e Carlos Zappia; os diretores de Licenciamento Ambiental, Cícero de Jesus, de Praças e Jardins, Antonio Donizetti de Paula, e de Parque Ecológico, João Tancredi; o presidente do COMDEMA (Conselho Municipal da Defesa de Meio Ambiente, João Marco Alves, representando o superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Marcos Morelli; o secretário adjunto de Governo, Pedro Peol; o diretor técnico da Divisão da Regional de Piracicaba da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Casa da Agricultura, Maurício Perissinatto; o coordenador da Casa da Agricultura de Americana, Maurício Lima; o engenheiro agrônomo da Cati, Sergio Diehl, o diretor da Associação Barco Escola da Natureza, João Pinto; e a representante do projeto Ações Sementinhas, Edna Camilo.

 

Parceiros no projeto de revitalização

 

A Papirus Indústria de Papel doou toda a customização do espaço, tinta do grafite educativo do centro de educação ambiental, móveis confeccionados em pallet, confecção de mascotes que serão utilizados no centro educativo e em todas as ações de educação ambiental, folhetos educativos, cartilha sobre o conto "Os amigos do meio ambiente contra a poluição" e a publicação do livro o “Gigante e o Vento”, de autoria de Edna Camilo, das Ações Sementinhas, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

 

Também houve a colaboração da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, de Educação, de Comunicação e Tecnologia da Informação; Cati;  SunNext - SNX Energias Renováveis Ltda; Gold Engenharia Térmica; Sunsec Tecnology Energia Solar; Hidromax; LB Solare; COMDEMA (Conselho Municipal da Defesa do Meio Ambiente); Vila das Abelhas; Meliponário Cheiro de Mel;  Ações Sementinhas; Madenorte; Viveiro Planta e Colha; Escola Estadual Professor Alcindo Soares do Nascimento; Biotrans; e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana).

 

Artistas: Fernando de Oliveira Ayres (pintura das placas de identificação e ODSs e confecção do quadro de tampinhas de entrada da sede); Andressa Pires (desenho dos mascotes); Paulo Ricardo da Silva "Medo" e Welington de Barros Pessoa-Harry (pintura do grafite educativo).

 




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login