Seja bem vindo
Santa Bárbara,29/04/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Piracicaba amplia ações do programa Pira+Visão Mutirão de Catarata

Fonte: Redação
Piracicaba amplia ações do programa Pira+Visão Mutirão de Catarata Cerca de 1,5 mil pacientes serão atendidos até julho/24

A partir desta segunda-feira, 15/04, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, amplia as ações do Programa Zera Fila com a oferta de procedimentos oftalmológicos por meio da ação Pira+Visão Mutirão de Catarata. Inicialmente, as consultas e exames serão ofertados em consultórios instalados na Estação da Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A expectativa é realizar 2.800 procedimentos e atender cerca de 1.500 pacientes piracicabanos até julho/24 por meio da parceria com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde).

O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, explicou que a ação vem atender uma demanda solicitada há muito tempo pela população. “Desde 2021, quando assumimos a gestão, existe este pedido para uma campanha massiva de atendimentos em oftalmologia. Vamos começar com o Mutirão de Catarata, convocando todos os pacientes que estão há mais de dois anos aguardando o procedimento”.

Equipamentos para consultas e exames pré-operatórios já estão sendo instalados
Equipamentos para consultas e exames pré-operatórios já estão sendo instalados

Nos primeiros dias, os pacientes prioritários que ainda não passaram por consultas ou exames utilizarão a moderna estrutura de consultórios instalados na Estação da Paulista para consulta com médico especialista e realização dos exames pré-operatórios necessários para a cirurgia de catarata. “Neste primeiro momento, o atendimento será feito por agendamento pelas equipes da Clínica de Olhos da Secretaria de Saúde e foco nos pacientes prioritários. Após a realização dos procedimentos, e o paciente estando apto, a cirurgia já será agendada para acontecer a partir do dia 22/04 em local que vamos anunciar em breve”, completou Muzilli.

Estação da Paulista Será sede da primeira ação do Pira+Visão
Estação da Paulista Será sede da primeira ação do Pira+Visão

ZERA FILA – O novo Programa Municipal é voltada para área da Saúde e consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19.

Duas ações já começaram e devem beneficiar cerca de 54 mil pessoas. O atendimento em Telemedicina já está funcionando e acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo site – recomenda-se a utilização do navegador Google Chrome – ou pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados, 24h por dia. Os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é necessário que o paciente garanta que o dispositivo utilizado para a realização de sua teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.

Outra ação é a ação itinerante Ônibus de Saúde Móvel da Mulher, atendeu 704 pacientes em sua primeira ação realizada na Estação da Paulista. Nesta unidade são ofertados procedimentos exclusivos para mulheres como mamografia de rastreio, ultrassom de mama bilateral e ultrassom transvaginal. Nesta semana, o ônibus estacionou em frente à nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Piracicaba (Balbo) para atender as pacientes da região Norte da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelos próximos 15 dias.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login