Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia Internacional da Tireoide: desequilíbrio hormonal pode causar instabilidade no processo de emagrecimento

Fonte: Redação
Dia Internacional da Tireoide: desequilíbrio hormonal pode causar instabilidade no processo de emagrecimento 750 milhões de pessoas são afetadas no mundo por patologias da tireoide



Mais de 750 milhões de pessoas no mundo sofrem com patologias na tireoide; especialista alerta para a importância do equilíbrio hormonal na saúde do corpo


Emagrecer de maneira saudável é um objetivo comum para muitas pessoas, envolvendo uma combinação de dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e hábitos de vida saudáveis. Entretanto, um fator frequentemente esquecido, mas de suma importância para o sucesso desse processo, é o papel dos hormônios da tireoide. A tireoide, uma glândula situada na base do pescoço, produz hormônios essenciais como a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), que regulam o metabolismo do corpo. Esses hormônios são fundamentais para a eficiência com que o organismo utiliza e armazena energia, influenciando diretamente a capacidade de perder peso.


A importância dos hormônios da glândula no emagrecimento se dá pela sua função em acelerar ou desacelerar o metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Quando há um desequilíbrio na produção desses hormônios, como no hipotireoidismo (produção insuficiente) ou no hipertireoidismo (produção excessiva), o processo de emagrecimento pode ser severamente impactado.

No caso do hipotireoidismo, o metabolismo desacelera, dificultando a perda de peso e contribuindo para o acúmulo de gordura. Já no hipertireoidismo, o metabolismo acelera demais, o que pode levar a uma perda de peso rápida e não intencional. Assim, manter a saúde da tireoide é crucial para um emagrecimento equilibrado e eficaz, ressaltando a necessidade de um acompanhamento médico adequado.


De acordo com o especialista em nutrologia, Dr. André Guanabara, o sucesso no processo de emagrecimento é o resultado de uma série de fatores, sendo o equilíbrio dos hormônios da tireoide um deles. “O equilíbrio desses hormônios é essencial para um metabolismo saudável. Eles regulam a velocidade com que nosso corpo queima calorias e utiliza energia. Qualquer desequilíbrio, pode comprometer significativamente os esforços de emagrecimento, tornando essencial o monitoramento regular da função tireoidiana para quem busca perder peso de forma saudável”, explica o especialista. 


André Guanabara ainda alerta para dicas que podem auxiliar no equilíbrio hormonal, ajudando, consequentemente, no processo de perda de peso. “Caso o paciente tenha uma perda ou um ganho de peso de maneira repentina, é sinal que pode haver esse desequilíbrio. A partir dessa identificação, alguns cuidados devem ser tomados para tentar reequilibrar, como acompanhamento médico constante, alimentação rica em nutrientes, atividades físicas e o controle do nível de estresse”, conclui.


No mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 750 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de patologia relacionada a tireoide, dos quais 60% desconhecem o problema.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login