Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Comunidade rural de Cosmópolis e Projeto De Olho nos Rios se unem pela recuperação do Córrego Jacutinga

Fonte: Redação
Comunidade rural de Cosmópolis e Projeto De Olho nos Rios se unem pela recuperação do Córrego Jacutinga Comunidade rural e Projeto de Olho

Nos últimos meses, a comunidade rural de Cosmópolis e a equipe do Projeto De Olho nos Rios tem unido forças para reestruturar e restaurar a biodiversidade das margens do Córrego Jacutinga, uma área extremamente degradada por conta da monocultura da cana-de-açúcar, sendo um importante curso d’água de nossa região, em que abastece a bacia hidrográfica do Rio Jaguari e dá vida a todos os seres que utilizam de suas águas. Dessa forma, o De Olho nos Rios promoveu mais uma ação para a recuperação deste córrego, com a implantação de bacias de captação de água da chuva e a doação de 43.000 mudas de árvores nativas, que serão destinadas para a restauração das matas ciliares do córrego.  

Objetivando a concretização do plano de requalificação hídrica do Projeto De Olho nos Rios na região, as bacias de captação possuem o objetivo de abastecer o lençol freático, melhorando as condições de um solo prejudicado pelos processos erosivos e de sedimentação. Assim como promover ‘ilhas de biodiversidade’ para fornecer pontos de hidratação e alimentação da fauna silvestre. 

Além disso, dar voz às comunidades que convivem com importantes bacias hidrográficas da nossa região é um dos objetivos principais do Projeto De Olho nos Rios, incentivado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Com isso, também foi realizado a oficina de ‘Análise de Paisagem’, a primeira de uma série de atividades de capacitação com a Conexão "De Olho no Jacutinga", formada por jovens da comunidade do Milton Santos, em Cosmópolis. Com uma rica troca de informações e experiências, esta conexão já começou a desenhar o que quer para o futuro ambiental do local, assumindo sua responsabilidade como agentes ambientais da bacia do Córrego do Jacutinga. 

Vale ressaltar que tal parceria teve início meses atrás quando foi iniciada a recuperação de um hectare como modelo de restauração conservacionista, que será replicada para outras áreas deste curso d´água. Agora, uma série de outras ações estão sendo desenvolvidas dentro desse compromisso com a biodiversidade local, para a capacitação de produtores, formação de agentes ambientais e reestruturação hídrica da área.  

DE OLHO NOS RIOS 

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos. 

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista. 

 

 




MAIS FOTOS



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login