Seja bem vindo
Santa Bárbara,20/06/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Transações de veículos usados superam 6 milhões de unidades no ano

Fonte: Redação
Transações de veículos usados superam 6 milhões de unidades no ano Transações de veículos usados teve queda em maio

Apesar da queda em relação a abril, maio teve mais de 1,2 milhão de trocas de titularidade de veículos de todos os segmentos.

Em maio, de acordo com apuração da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados registraram retração de 8,2% sobre abril e de 5,2% ante maio de 2023. No acumulado do ano, porém, os números seguem positivos em 6,6%.

“Acredito que dois fatores, em especial, justificam a queda. Em maio, tivemos um dia útil a menos na comparação com abril, o que sempre é refletido nos números do setor. Além disso, a tragédia climática que afetou a Região Sul do País reflete no volume nacional, apesar de ainda estarmos avaliando o real impacto das chuvas nas transações de veículos”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenho por segmento

• As transações de automóveis e comerciais leves usados caíram 9,1% na comparação com abril e 5,4% ante o mesmo mês de 2023. Já na comparação dos cinco primeiros meses de 2024 sobre igual período de 2023, houve alta de 7%. Os modelos usados, com até 3 anos de fabricação, representaram 11,8% do total transacionado no mês. No acumulado de 2024, estes veículos acumulam participação de 10,6%.

• O mercado de caminhões usados retraiu 7,4% sobre abril e 11,2% quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Com isso, o segmento volta a apresentar retração no acumulado deste ano (-2%).

• Os implementos rodoviários usados apontaram queda no mês de maio (-10%) sobre abril e na comparação com mesmo mês do ano passado (-14,9%). No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024 sobre 2023, a alta foi de 1,7%

• A comercialização de ônibus usados sofreu redução de 11,2% no mês de maio sobre abril e de 15,5% sobre maio de 2023. A queda no ano foi de quase 6%.

• As motocicletas usadas tiveram diminuição de 4,9% em suas transações, na comparação com abril, e de 3% sobre maio de 2023. Já no acumulado dos cinco primeiros meses do ano houve alta de quase 7%.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento, em volumes e percentuais.






COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login