Seja bem vindo
Santa Bárbara,21/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cordeirópolis avança na segurança hídrica com a construção da Barragem Santa Marina

Fonte: Redação
Cordeirópolis avança na segurança hídrica com a construção da Barragem Santa Marina Barragem Santa Marina em Cordeirópolis

Entrega da obra aconteceu no dia 13 junho, durante as festividades do aniversário de 76 anos de emancipação da cidade


O município associado ao Consórcio PCJ de Cordeirópolis inaugurou no último dia 13 de junho a Barragem Santa Marina, com capacidade de abastecer 50 mil habitantes, o dobro da população atual do município. A obra configura-se como um passo importante para a segurança hídrica local, já que ampliará a disponibilidade de água pro abastecimento, tornando a cidade mais resiliente aos eventos climáticos extremos, como as secas intensas.


A barragem, situada às margens da Rodovia Washington Luiz (SP-310), ocupa uma área de 730 mil metros quadrados, o equivalente a 47 campos de futebol. A escolha do local para a construção foi baseada em um estudo que identificou a área como a maior reserva hídrica da cidade, com múltiplas nascentes, incluindo o Córrego do Cascalho.


A capacidade de captação de água de Cordeirópolis, que hoje é de 200 milhões de litros de água, saltará para 1,5 bilhão com a entrada em operação da barragem Santa Marina. O empreendimento foi viabilizado com recursos do Governo Federal, através Caixa Econômica Federal, somados a convênios e investimentos próprios da Prefeitura Municipal, totalizando aproximadamente R$ 25 milhões.


As obras duraram 40 meses e envolveu nos trabalhos além dos engenheiros, biólogos e veterinários, que passaram o ano passado inteiro realizando trabalho de resgate de animais na área de 730 mil m² destinada à construção da barragem. Cerca de mil animais de diversas espécies foram resgatados, sendo que aqueles com problemas de saúde receberam tratamento veterinário e os ovos foram incubados até a eclosão dos filhotes.  


Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito municipal e Vice-Presidente do Programa de Integração Regional do Consórcio PCJ, Adinan Ortolan, emocionado relembrou que a última vez que ocorreu uma inauguração desta dimensão, foi no ano de 1910. Data de entrega da primeira represa do município. Ortolan também relembrou que Cordeirópolis vivenciou problemas graves de falta de água, principalmente nas últimas décadas.


“Passamos pelo menos por quatro episódios de escassez hídrica, o que gerou a necessidade de racionamentos rígidos na cidade. Com uma obra desse porte os munícipes passam a ter mais tranquilidade com relação ao abastecimento, fator que também atravancava o desenvolvimento do município, pois para haver crescimento, é preciso ter garantia de abastecimento de água. A partir de agora temos a segurança necessária para o crescimento de Cordeirópolis” relatou o mandatário.


A cerimônia reuniu autoridades do Poder Executivo e Legislativo, deputados, prefeitos e vereadores da região. Representando o Consórcio PCJ, esteve presente o secretário executivo, Francisco Lahóz, que comemorou mais essa conquista para as Bacias PCJ. “A sustentabilidade hídrica será alcançada com ações regionais e locais como essa, parabéns à Cordeirópolis e a toda a população por essa conquista que trará maior segurança hídrica”, atentou.





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login