Seja bem-vindo
Santa Bárbara,12/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Refloresta Cordeirópolis plantou mais 130.000 mudas nativas no município

Redação
Refloresta Cordeirópolis plantou mais 130.000 mudas nativas no município Refloresta Cordeirópolis protege as nascentes no município

Programa tem objetivo de restaurar e conservar 53 nascentes em mananciais de abastecimento público


Elaborado em 2017 e oficializado através da Lei Municipal nº 3.273 de 2022, o Projeto Refloresta Cordeirópolis foi criado com o objetivo de restaurar e conservar 53 nascentes em mananciais de abastecimento público, ampliando a segurança hídrica no município. A iniciativa já plantou mais de 130 mil mudas nativas.


Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os índices pluviométricos registram valores abaixo da média histórica desde 2013, impactando o volume de água armazenada nas represas de abastecimento público e a própria disponibilidade hídrica local. Diante desse cenário, o município buscou parcerias com proprietários rurais e empresários para criar o Projeto Refloresta Cordeirópolis.


Os resultados atingidos até agora foram expressivos, sendo eles: economia de R$1.700.000 (Um milhão e setecentos mil reais) aos cofres públicos municipais através de parcerias público-privadas, envolvimento e sensibilização de 60 produtores rurais, sendo 40 assentados de reforma agrária, plantio de aproximadamente, 130.000 mudas de espécies arbóreas nativas.


A iniciativa recebeu apoio do Consórcio PCJ com a doação de mudas nativas pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM). Entre os anos de 2022 e 2023 a cidade recebeu 4 mil mudas para realização dos plantios, o que corresponde a uma área recuperada de aproximadamente 24 mil metros quadrados, possibilitando a ampliação da recarga hídrica em 12% em relação a uma área similar sem árvores.


O Projeto trouxe uma melhoria da sustentabilidade hídrica para toda a população, que é de aproximadamente 25.000 pessoas, uma vez que houve restauração florestal em áreas de preservação permanente (APPs) de 53 nascentes e cursos d’água, correspondendo à 100 hectares.


Vale destacar que todo o projeto leva em consideração e se encaixam em 5 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, sendo eles os números 6 (Água Potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 13 (Ação Contra a Mudança global do Clima), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias para implementação).


Cordeirópolis também iniciou projeto que propõe arborizar toda extensão urbana até o ano de 2028.


Mais informações sobre o programa no link:

https://www.youtube.com/watch?v=mUrypR4z4I0




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.