Justiça Eleitoral de Santa Bárbara d'Oeste é acionada contra fake news em campanha eleitoral
Em meio à disputa acirrada para as eleições municipais, um novo episódio de desinformação abalou a corrida eleitoral em Santa Bárbara d'Oeste. A Justiça Eleitoral foi acionada nesta segunda-feira, 30 de setembro, após denúncias de disseminação de fake news, que têm como alvo o candidato a prefeito Dr. José Antonio Ferreira.
De acordo com a representação apresentada pelo advogado do presidente do União Brasil Carlos Alberto Portella Fontes, vídeos contendo informações falsas sobre Dr. José foram divulgados em diversos grupos de WhatsApp. A ação, atribuída a uma conta anônima, bem como aos candidatos a vereador Jéssica dos Santos Rodrigues, do partido MDB, e Alaudo Fidélis da Silva, do Republicanos, propagou a informação de que o candidato estaria envolvido em um "esquema de pesquisa fraudulenta" e que poderia ser preso.
O conteúdo foi amplamente disseminado em grupos populares de vendas e classificados da cidade, o que gerou grande repercussão entre os eleitores. Fontes afirma que tal conduta "vulnera a higidez e a integridade do ambiente informativo", além de ter o claro objetivo de prejudicar a imagem de Dr. José e desequilibrar o pleito.
A desinformação também incluiu acusações de que as pesquisas eleitorais contratadas pelo grupo de Dr. José seriam fraudulentas. No entanto, a defesa aponta que as pesquisas foram devidamente registradas e contratadas por uma empresa jornalística, o portal SB24HORAS, não havendo qualquer impugnação até o momento.
Diante dos fatos, a defesa de Dr. José solicitou à Justiça Eleitoral a aplicação de medidas urgentes, como a suspensão das contas de WhatsApp envolvidas na disseminação dos vídeos, além da aplicação de multas por propaganda eleitoral irregular. A representação destaca que as fakenews "caracterizam propaganda eleitoral negativa" e configuram abuso da liberdade de expressão, com o intuito de difamar e prejudicar o candidato nas urnas.
O caso agora está sob análise da 186ª Zona Eleitoral de Santa Bárbara d'Oeste. Enquanto isso, a campanha de Dr. José busca reforçar a veracidade das informações divulgadas e garantir a continuidade da disputa eleitoral de forma limpa e justa.
O número do processo é 0600726-77.2024.6.26.0186
A Justiça Eleitoral tem se mostrado vigilante em relação a essas práticas, considerando que o uso de fakenews pode ter graves impactos no resultado das eleições e na confiança da população no processo democrático. A decisão sobre as medidas cautelares solicitadas deverá ser proferida nos próximos dias.
COMENTÁRIOS