Seja bem-vindo
Santa Bárbara,13/07/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Santa Bárbara participa de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Redação
Santa Bárbara participa de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente Santa Bárbara participa de Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente

Santa Bárbara d’Oeste participou nesta terça-feira (21) da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, com o tema “Emergências Climáticas: Os Desafios da Transformação Ecológica”. O evento, realizado na ETECAP, em Campinas, reuniu mais de 250 participantes de municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), e faz parte das ações nacionais vinculadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a qual definirá as propostas brasileiras na COP-30 da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).

A Conferência Intermunicipal equivale às Conferências Municipais e foi proposta para atender aos municípios da RMC. Além disso, ganha peso importante, pois determina propostas conjuntas dentro de uma das principais regiões metropolitanas do Brasil.

“Esta foi a primeira conferência intermunicipal da RMC e o foco são as mudanças climáticas. Conseguimos aprovar duas propostas que levamos como ideia própria e que serão apresentadas na etapa estadual. Nosso objetivo é conseguir também que elas sejam levadas para COP-30, em Belém (PA). Uma delas trata sobre as ilhas de calor, um programa que a gente já trabalha no município, e a outra foca na coleta seletiva, visando ampliar a economia circular, incluindo e treinamento dos catadores autônomos com o intuito de melhorar a coleta e o armazenamento de materiais”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro, que representou o Município e foi um dos delegados escolhidos para compor o setor público na etapa estadual.

O evento contou com duas etapas. Pela manhã, os participantes inscritos foram divididos dentro dos eixos temáticos que norteiam o debate nacional: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental. Após apresentação e debate das propostas específicas para cada eixo, foram escolhidas dez propostas por eixo, totalizando 50, apresentadas em plenário no período da tarde. Mediante votação, dez delas foram escolhidas e serão levadas para Conferência Estadual de Meio Ambiente, prevista para acontecer em março, em São Paulo.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.