Seja bem-vindo
Santa Bárbara,08/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Ninho já proporcionou acolhimento a 19 crianças e adolescentes em Santa Bárbara

Redação
Ninho já proporcionou acolhimento a 19 crianças e adolescentes em Santa Bárbara Ninho de Santa Bárbara completa dois anos e meio

O “Ninho – Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora” de Santa Bárbara d’Oeste completou dois anos e meio de atuação com importantes resultados no cuidado temporário de crianças e adolescentes afastados de suas famílias por determinação judicial. Desde sua implantação, 19 acolhimentos foram realizados, envolvendo 18 crianças e 1 adolescente, por meio da atuação de 13 famílias acolhedoras.

Ao longo desse período, cerca de 50 famílias buscaram informações sobre o serviço, e 14 delas passaram pela formação e se tornaram habilitadas. Atualmente, o Município conta com 10 famílias habilitadas, sendo que quatro delas estão acolhendo no momento, cuidando de cinco crianças.

As inscrições para ser uma família acolhedora seguem abertas de forma on-line via site oficial da Prefeitura, em www.santabarbara.sp.gov.br, no banner “Acontece”. Após inscrição, as famílias passam por um processo de avaliação, capacitação e acompanhamento contínuo da equipe técnica do Serviço.

O “Ninho” atende pelo telefone e WhatsApp (19) 3454-0795, pelo e-mail familiaacolhedora@santabarbara.sp.gov.br ou também presencialmente na sede do Serviço, localizada na Rua Dante Tortelli, 106, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Divulgação

Para trazer mais informações e captar novas famílias acolhedoras, uma série de vídeos em formato Reels com as profissionais do Serviço foi produzida para as redes sociais Instagram e Facebook da Prefeitura (@prefeitura.sbo).

Como funciona

O “Ninho” é um serviço que oferece cuidado provisório, em ambiente familiar, para crianças, adolescentes ou grupos de irmãos com idades entre 0 e 18 anos, que estão temporariamente afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. Essas crianças permanecem com as famílias acolhedoras até que possam retornar à sua família de origem ou sejam encaminhadas para adoção, sempre com acompanhamento técnico especializado.

Para ser uma Família Acolhedora no Município é preciso atender os requisitos mínimos: ser maior de 18 (dezoito) anos; ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de diferença com o acolhido; ser morador de Santa Bárbara; ter a aceitação de todo o grupo familiar com a proposta de acolhimento; não apresentar problemas psiquiátricos, de dependência de substâncias psicoativas e não estar respondendo processo judicial; ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço e não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção.

Ninho

O Serviço em Santa Bárbara nasceu a partir da necessidade de se viabilizar a modalidade de acolhimento em família acolhedora de crianças e adolescentes em situação de risco, fazendo parte de uma gama de serviços vinculados à proteção. Trata-se de um Serviço de Acolhimento Provisório que compõe a Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade Acolhimento Familiar, representando um avanço histórico na oferta de acolhimento.

Em Santa Bárbara o serviço ganhou o nome “Ninho” que, como seu próprio nome diz, significa lugar de proteção, aconchego e retorno às origens. Foi criado um logo nas cores marrom e verde com desenho de Ninho e corações. De acordo com a Psicologia das Cores, o marrom está associado à solidariedade, conforto e confiabilidade, além de se remeter a segurança e uma casa acolhedora. Já o verde é a cor do equilíbrio e harmonia – responsável por equalizar as emoções.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.