Seja bem-vindo
Santa Bárbara,20/09/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

85º Fórum de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares reúne representantes de 32 municípios em Americana

Redação/Daniela Alves
85º Fórum de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares reúne representantes de 32 municípios em Americana   Vice-prefeito Odir Demarchi fala aos participantes


O 85º Fórum de Conselheiros e Ex-Conselheiros da Região Metropolitana e da Macrorregião de Campinas reuniu representantes de 32 municípios, nesta quarta-feira (17), em Americana. O evento, realizado no Unisal, também contemplou o 1º Fórum Sustentável de Americana e contou com 180 participantes, entre autoridades e convidados.

 

A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

O prefeito Chico Sardelli enviou uma mensagem aos participantes. “É uma grande alegria dar boas-vindas a todos. Este Fórum cumpre um papel fundamental ao promover o diálogo e a troca de experiências sobre a proteção da infância e da juventude e nós, de Americana, temos feito a nossa parte. No ano passado, entregamos a nova sede ao Conselho Tutelar, espaço amplo, moderno e funcional, pensado para garantir melhores condições de trabalho aos conselheiros e acolhimento às famílias. Tenho certeza de que as discussões e reflexões deste Fórum vão trazer importantes avanços para fortalecer a política de proteção de nossas crianças e adolescentes”, disse.

 

O vice-prefeito Odir Demarchi destacou a missão dos conselheiros tutelares e a união de esforços entre Executivo, Legislativo e Judiciário. “É com muita alegria e também com muita responsabilidade que Americana sedia este Fórum, com a participação de representantes de 32 cidades. Ser conselheiro tutelar é uma missão. Destaco o trabalho de união que tem fortalecido as políticas voltadas para a criança e para o adolescente em Americana, junto aos poderes, entidades, secretarias municipais, conselhos e sociedade civil. Estamos trabalhando pela cidade e temos muito ainda o que fazer”, afirmou.

 

O presidente da Câmara Municipal, Léo da Padaria, reforçou a importância da função. “As atribuições do Conselho Tutelar são fundamentais para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. A função do conselheiro não é nada fácil. A presença neste Fórum de representantes dos três poderes demonstra a união e a determinação para que o município avance cada vez mais nas políticas públicas de atendimento”, disse.

 

Representando a SASDH, a diretora da Unidade de Assistência Social e Direitos Humanos, Beatriz Betoli Bezerra, falou sobre as ações locais. “Estamos muito felizes em receber esta edição do Fórum. Temos feito um trabalho para incorporar todas as demandas, visando o atendimento das crianças e adolescentes, uma prioridade na gestão do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir. Contamos com todos os serviços do SUAS, três unidades de acolhimento, Família Acolhedora, Apadrinhamento Afetivo, Apoio à Adoção, Serviço de Abordagem Social, rede de Proteção Social, programas de Erradicação do Trabalho Infantil, Primeira Infância, Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além do Conselho Tutelar, que ganhou nova sede no ano passado. O trabalho é constante, integrado e prioritário”, destacou.

 

O secretário de Educação e de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, ressaltou o papel da pasta. “A Secretaria de Educação, desde o primeiro dia, tem assumido a defesa integral dos direitos das nossas crianças e o combate contra todas as violações. Fazemos isso com a premissa de que é nossa obrigação cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente e a legislação, com rigor para o enfrentamento das violências e garantia dos direitos. Sempre fomos parceiros e aliados do Conselho Tutelar”, afirmou.

 

Para o coordenador do Conselho Tutelar de Americana, Rodrigo Miletta, o evento foi histórico. “Um dia que entra para a história de Americana, em que temos a oportunidade de apresentar o Sistema de Garantia de Direitos da nossa cidade. É muito gratificante anunciar que Americana atingiu o menor índice de acolhimento de crianças e adolescentes desde 2016, conquista fruto dos esforços na garantia de direitos. O Conselho Tutelar tem o sonho de ser forte e respeitado, pois muitas vezes somos a última voz de esperança dos nossos infantes”, declarou.

 

O Fórum discutiu o tema “O Colegiado do Conselho Tutelar e sua Legalidade, Eficiência e Efetividade” e contou com palestras de Sonia Bonfanti e Reinaldo Balbino, idealizadores e coordenadores do encontro, ambos com ampla experiência na área.

 

Estiveram presentes ainda o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dr. Wendell Lopes Barbosa de Souza; a promotora de Justiça, Dra. Renata Calazans Nasraui; a presidente do CMDCA, Silvana Chiusi; a vice-presidente do CMDCA, Mariana Leite Zimermann Araújo; os vereadores Talitha de Nadai, Jacira Chávare, Renan de Angelo, Leco Soares e Jean Mizzoni; os conselheiros tutelares de Americana Renata Fagionato, Rita Lima, Aline Martins da Silva e Renan Rodrigo Silva; a coordenadora de Direitos Humanos, Cibele Ascari; além de outras autoridades e convidados.

 

O evento contou com parcerias da Secretaria de Cultura e Turismo, Departamento de Água e Esgoto, Feira Criativa, Unisal e apoiadores.




COMENTÁRIOS

1

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.