Limeira Digital: Prefeitura lança Wi-Fi gratuito em unidades de saúde e entrega 90 computadores Iniciativas irão beneficiar 45 mil pessoas por mês

A Prefeitura de Limeira deu mais um passo rumo à inclusão digital e ao avanço tecnológico. Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19), no Paço Municipal (Edifício Prada), o prefeito Murilo Félix ativou oficialmente o programa Limeira Digital, que leva Wi-Fi gratuito às repartições da Secretaria de Saúde, e entregou 90 novos computadores para a pasta. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito dr. Fabiano D’Andréa, do secretário de Tecnologia e Eficiência, Roger Willians, do secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, entre outros.
O prefeito Murilo Félix ressaltou que o Poder Público precisa ser cada vez mais eficiente e ágil no atendimento à população, especialmente na área da saúde, que enfrenta grandes desafios. Ele destacou que vem estudando ações para aperfeiçoar os serviços e que o Limeira Digital representa um importante salto tecnológico nesse processo. “Estamos garantindo que a população tenha acesso à conectividade. A internet gratuita amplia oportunidades e contribui para um atendimento cada vez melhor”, afirmou.
A implantação da internet gratuita contempla 45 pontos da Administração Municipal, incluindo 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Pronto Atendimentos, Farmácia Municipal e Farmácia de Alto Custo. Cada ponto oferece velocidade inicial de 100 mega, permitindo navegação simultânea de até 200 pessoas.
Alcance
Segundo Roger Willians, o sistema deve beneficiar cerca de 45 mil pessoas por mês, número equivalente ao volume de atendimentos da rede municipal de saúde. Para acessar a rede, chamada Limeira Digital, o usuário fará um cadastro simples, informando nome e e-mail ou telefone. “O sinal gratuito é mais do que avanço tecnológico, é inclusão social e digital”, destacou.
O programa foi implantado a custo zero para o município, aproveitando contratos já vigentes com a empresa fornecedora de internet e a infraestrutura existente. Com a ativação, somam-se aos 110 ônibus do transporte coletivo que já oferecem Wi-Fi gratuito, totalizando 157 pontos de acesso em Limeira.
A próxima fase do programa será a expansão “outdoor”, levando conectividade gratuita para praças, terminais de ônibus, centros comunitários, teatros e estádio. A meta é alcançar 200 localidades, “consolidando a maior rede de internet gratuita proporcional do interior de São Paulo”, de acordo com Willians.
Parceria
Autor do projeto de lei que prevê Wi-Fi gratuito nas UBSs, o vereador Nilton Santos (líder do governo na Câmara Municipal) destacou a importância da parceria entre Legislativo e Executivo. “A tecnologia tem avançado há décadas na área da saúde, mas é fundamental que toda a população, especialmente a de baixa renda, tenha acesso à conectividade. A Prefeitura atende a uma necessidade real dos cidadãos que utilizam as UBSs e demais serviços de saúde”, afirmou.
Além da ativação do Limeira Digital, a Prefeitura entregou 90 computadores de última geração à Secretaria de Saúde. Os equipamentos serão destinados às UBSs, Laboratório Municipal, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Policlínica, Centro de Terapias Integradas, Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), etc. Compactos e modernos, os computadores consomem 75% menos energia elétrica que os modelos convencionais. O investimento total foi de R$ 585 mil, com custo unitário de R$ 6,3 mil.
Para Murilo Félix, a modernização tecnológica na saúde significa mais eficiência no atendimento e melhores condições de trabalho para os servidores. “Não é possível oferecer um serviço de qualidade sem o apoio da tecnologia”, reforçou o prefeito.
A coletiva reuniu os vereadores Bruna Magalhães, Lu Bogo, Estevão Nogueira, Márcio do Estacionamento, Waguinho da Santa Luzia e João Antunes Bano, além do provedor da Santa Casa, Wilson Rosa, do superintendente da Humanitária, Eduardo Dermonde, do presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, de secretários e diretores municipais.
COMENTÁRIOS